Futebol, política, religião, cultura, história e outros assuntos interessantes

NBA (basquete)

O maior jogador de basquete da história segundo as lendas da NBA

Do livro "Book of Basketball" de Bill Simmons. Retirada do site: http://www.basisdesign.com/wp-content/uploads/2011/03/TBOB-Poster.jpg Você consegue identificar todas as lendas da foto?

Share Button

Sem dúvidas, o grande Michael Jordan é tido pela maioria dos fãs como o maior jogador de basquete em todos os tempos. O próprio site da NBA expressamente aduz que: “Por aclamação, Jordan é o maior jogador de todos os tempos”.  Jogador completo tanto ofensivamente quanto defensivamente, lendário no “clutch” (momentos decisivos das partidas), vencedor de todas as 6 finais que participou na NBA, ícone global; enfim, merecedor da alcunha de rei do basquete.

Apesar de concordar que Jordan foi o maior de todos, acho que muitas pessoas esquecem que existem outros jogadores tão merecedores quanto Jordan de tal honra. Não seria nenhum absurdo dizer que outros atletas foram tão bons ou melhores que MJ. Jogadores como: Kareem Abdul-Jabbar; Bill Russell (incríveis 11 títulos em 13 anos de NBA e talvez o maior jogador de defesa em toda a história da liga); Wilt Chamberlain (50,4 pontos na temporada 61-62 – 18,8 a mais que o segundo colocado –  e líder de todos os tempos em rebotes da NBA); Magic Johnson (9 finais da NBA em 13 temporadas e líder de assistências por jogo na história da liga); Larry Bird (3 MVP’s – prêmio de jogador mais valioso da temporada – e 3 títulos nos anos 80, período mais celebrado e competitivo da NBA); Kobe Bryant (o jogador mais próximo de MJ em termos de estilo – recentemente passou a lenda do Bulls em total de pontos); e Lebron James (4 MVP’s aos 30 anos, apenas um a menos que Jordan em toda a carreira).

Por exemplo, pode-se argumentar que Kareem foi melhor que Jordan por vários fatores: longevidade superior (finals MVP aos 38 anos); ter vencido os mesmos 6 títulos de Jordan; recordistas de pontos e de MVP’s (6, um a mais que Jordan) na história da NBA; detentor do “skyhook” (clique aqui para asssitir à execução desse tipo de gancho por Jabbar), o arremesso mais indefensável e eficaz da história do basquetebol (até hoje não emulado perfeitamente; mesmo um monstro como Dirk Nowitzki admitiu a dificuldade em  dominar o “skyhook”).

Pensando nesse tema, resolvi pesquisar algo que não achei reunido em nenhum site: a opinião de 21 das maiores lendas do basquete (apenas os aposentados e ainda vivos) sobre quem seria o maior da história. Será que vão ao encontro da visão dos fãs? Seguem abaixo as opiniões que consegui achar na internet:

Michael Jordan – Ele mesmo (Jordan).

https://www.youtube.com/watch?v=jqEL4CDWXR8

Bird – Provavelmente Jordan.

Bird, em 1985, chegou a chamar o ainda novato Jordan de maior da história. Quando da aposentadoria de Jordan em 1998, ele afirmou sobre Jordan: “Ele é o maior? Está no top 2”. Recentemente, disse que ” obviously  obviamente todo mundo pensa que Jordan foi o melhor de todos os tempos”.

Magic Johnson – Jordan

Segundo Magic Johnson, Jordan é o maior jogador da história da NBA e Bill Russell, o maior vencedor.

 

Bill Russell – Jordan. 

“Não consigo imaginar ninguém jogando melhor”.

Oscar Robertson – Não escolheu apenas um. Acha que vários estão na discussão. Expressamente não considera Jordan o melhor.

Oscar Robertson não considera Jordan o maior de todos:

Todo mundo olha o que ele fez. Sim, ele ganhou seis títulos. Russell ganhou 11. Há outros jogadores naqueles times. Eles não jogam sozinhos. Michael Jordan é um grande jogador. Ele foi o maior? Pergunte ao Kobe. Pergunte ao Bill Russell. Pergunte ao Oscar Robertson. Pergunte ao Wilt Chamberlain. Pergunte ao Elgin Baylor, Jerry West. Pergunte a esses caras.” 

” A mídia ungiu Michael Jordan como o maior de todos os tempos. Ele é o maior de todos os tempos? Não, Eu não acho que é. Acho que ele foi um grande jogador. Houve outros grandes jogadores, grandes antes do meu tempo como jogador.”

Oscar provavelmente considera Lebron superior ao Jordan, pois quando perguntado sobre a comparação entre os dois, respondeu que “Lebron está numa classe própria”.

 

Wilt Chamberlain (adicionado aqui em 03/09/2016, graças ao comentário do leitor Marcel Pilatti, na versão em inglês deste post): Meadowlark Lemon.

“Numa das suas últimas entrevistas em vida, Wilt Chamberlain falou de seus arrependimentos, sua história com as mulheres e do homem que ele acreditava ser o melhor jogador de basquete de todos os tempos. Acredite se quiser, Meadowlark Lemon. ‘Meadowlark foi o mais sensacional, incrível jogador de basquete que vi’. Chamberlain disse. ‘As pessoas diziam que seria Dr. J ou até Jordan. Para mim, seria Meadowlark Lemon’.”  

Kareem Abdul-Jabbar – Não diz um específico, mas considera Oscar Robertson superior a Jordan e Lebron, e tem Wilt Chamberlain como “sem dúvidas” o melhor “scorer” (pontuador) da história da liga.

Isiah Thomas – Kareem Abdul-Jabbar (atualizado em 01/06/2017, graças ao leitor Marcel Pilatti; atualizado novamente em 02/06/2017)

Thomas já mudou de opinião algumas vezes. Ele considerava Jordan o melhor de todos. Posteriormente, passou a ter Kareem no topo. Recentemente (1º de junho de 2017), levando em consideração o papel social do atleta, escolheu Lebron James como o maior da história :

“Lebron James sempre usou sua base e sua voz para ajudar as comunidades e os imporentes da nossa sociedade,” Disse Thomas. “… Nesse momento exato, ele se transformou, na minha opinião, no maior de todos os tempos”.
” Por que? Pelo que fez pelo jogo e através do que tem feito fora do jogo… O que Lebron James fez hoje pela sua geração e gerações por vir, neste dia, o que ele apoiou e o que ele fez socialmente com aquela conferência de imprensa, ele é o maior jogador de todos os tempos.”

Entretanto, no dia seguinte (2/06/2017), no programa “Undisputed on FS1”, Isiah novamente disse que Kareem é o maior de todos os tempos (começa em 6:13):

Karl Malone – Wilt Chamberlain.

“Eu diria que Wilt Chamberlain foi para mim o maior jogador de todos os tempos.” 

John Stockton: Não consegue escolher apenas um.

Numa entrevista na ESPN, Stockon disse que considera que vários jogadores pertencem ao debate, como por exemplo: Jordan; Chamberlain; Bird; Magic; e Elgin Baylor.

https://www.youtube.com/watch?v=LWDHmz5TzZM

Charles Barkley – Jordan

Barkley argumenta que Jordan, além de ser o melhor jogador ofensivamente, era também o melhor defensor de sua era:

 

Elgin Baylor – Jordan

” Eu não apenas admiro as conquistas de Jordan e sua fenomenal habilidade no basquete, mas também a maneira que ele se portou fora das quadras. Eu não acho que haverá outro jogador a ter o mesmo impacto no jogo de basquete como Michael Jordan. Se você procurar a definição de grandeza no dicionário, estará escrito Michael Jordan.” 

Bob Cousy – Jordan

“Ele é de longe o melhor desde que Naismith pendurou a tabela. Ele toca todas as bases. Ele poderia jogar três, talvez quatro posições e talvez até pivô, também. Ele não possui nenhuma fraqueza evidente. As chaves para o basquete, apesar da ênfase nos jogadores mais altos, ainda é velocidade e rapidez. Ele tem de sobra. Quando eu pulava o máximo que podia, Eu alcançava o final da rede. Quando ele pula o máximo que pode, ele passa da tabela. É o melhor, sem dúvidas.”  

Shaquille O’Neal – Jordan

” Michael é certamente o maior jogador de basquete de todos os tempos. Ele é a maior arma de ataque e talvez o melhor jogador de defesa que já vimos.” 

Julius Erving, o Dr. J –  Kareem Abdul-Jabbar:

“Para fazer isso (ser o melhor da história), para mim ele (Lebron) tem que passar Kareem Abdul-Jabbar. Ele é o melhor da história do jogo.”

Jerry West – Jordan

“Eu tenho que achar que ele é o maior jogador da história. Não por sua habilidade em marcar pontos, mas por causa do seu jogo total. Para mim ele é o melhor jogador de ataque e de defesa na liga por muitos anos. Ser o melhor jogador defensivo do ano com todas as coisas que ele tinha que fazer, para mim, ele é impressionante. Ele se separou dos resto dos bons jogadores. É um Babe Ruth moderno.”

Scottie Pippen – Jordan

Todos nós sabemos que ele (Jordan) é o maior jogador da história do jogo.”

 Bill Walton – Kareem Abdul Jabbar

Sem dúvidas, sem exitar, Kareem Abdul-Jabbar foi o melhor jogador que enfrentei. Não apenas o melhor pivô, ele foi o melhor jogador, ponto. Melhor que Magic (Johnson), melhor que Larry (Bird), melhor que o Michael (Jordan). Ele foi minha fonte de motivação. Tudo o que fiz foi para tentar ganhar desse cara. Eu vivi para jogar contra ele, e joguei o meu melhor contra ele. Embora, não importa o que eu fizesse, parecia que ele faria 50 pontos em mim. Ele deixou seus pertences no Smithsonian. E não era apenas seu ataque. Ele foi um grande defensor, “reboteiro”, passador, um líder maravilhoso. Ele era fenomenal,”

Hakeem Olajuwon – Provavelmente Jordan.

Olajuwon disse que Lebron está entre os melhores da história,  mas que Jordan foi muito superior a ele.

Bob Pettit – Bill Russell

“Eu acho que ele (Russell) é o maior jogador a já ter pisado numa quadra. Há vários caras que você pode dizer o mesmo, mas na minha opinião, eu começaria um time com o Bill. No seu auge, foi o melhor que eu vi. Ele tinha uma grande vontade de vencer e te destruir. E sua defesa e sua capacidade de rebotes – sua defesa era incrível. Eles dizer que com 11 anéis de campeonatos, ele é o maior vencedor de todos os tempos. Por que não dizem simplesmente que ele foi o maior jogador de todos os tempos? O jogo é sobre isso.”

George Gervin – Kareem Abdul-Jabbar

Numa entrevista recente ao jornalista Bill Simmons, Gervin afirmou que Kareem foi o maior da história:

“Mas o maior de todos os tempos para mim, porque sabe, esse foi contra quem joguei, é o Kareem. Sabe, sua dominância, sua precisão, sabe, era praticamente incomparável”.

 

Ricky Barry – Talvez Wilt Chamberlain.

Considera ser impossível comparar jogadores de diferentes posições, mas acha que se deve escolher para um time primeiro os “big men” (pivõs), por isso escolheria Wilt.

Sobre Jordan:

” Eu ouço que ele é o maior e isso me irrita. Não é justo com outros jogadores. Você não pode comparar um armador arremessador com um pivô. Há cinco posições diferentes. Ele é o melhor armador arremessador que já vi e o jogador mais empolgante.”

Sobre Wilt:

Ele é o melhor ‘big man’ da história do jogo, e você ganha com os ‘big men’.”  

Walt Frazier (adicionado neste post em 19/02/2016): Wilt Chamberlain.

“Se eu tivesse que escolher um cara, seria Wilt Chamberlain, porque se você olhar para seus recordes, são hilários, ninguém vai alcançar nenhum dos seus recordes. Então ele seria o meu cara. Bill Russell estaria atrás dele. Um cara que é sempre ignorado é Kareem Abdul-Jabbar — o maior pontuador da história do jogo. O ‘skyhook’ é a arma mais letal letal que o jogo já viu, mas quanto as pessoas falam do maior da história, não o colocam nem no top cinco.”  


RESULTADO

OBS: atualizado em 01/06/2017

Das 23  lendas, 11 (se contarmos Bird e Olajuwon) tem Jordan como o maior. Kareem terminou em segundo lugar com 4. Wilt em terceiro com 3 (se contarmos Rick Barry para Wilt); e Bill Russell e Meadowlark Lemon tiveram 1 voto cada. Dois atletas, Kareem e Wilt, não escolheram nenhum jogador em específico. Outros atletas foram mencionados (como Lebron, Oscar Robertson, Magic, Kobe, Bird, West e Baylor), mas não realmente votados como “o melhor” da história.

Portanto, a maioria das lendas concorda com os fãs que Jordan foi o maior de todos os tempos.

Se você encontrar alguma opinião de uma lenda não postada aqui (especialmente entre os vinte ou trinta maiores da história), por favor deixe o relato e o link nos comentários, e atualizarei a lista.

Share Button

2 Comments

  1. Bruno

    Excelente pesquisa. Parabéns!

Leave a Reply

Loading Facebook Comments ...
//inicio clever