Futebol, política, religião, cultura, história e outros assuntos interessantes

Futebol

O maior jogador da história do futebol segundo as grandes lendas do esporte

Foto retirada de:http://contenti1.espn.com.br/foto/pequena/f926b5e0-b77a-3205-9113-867d95427d18.jpg

Share Button

Depois do post sobre o maior jogador de basquete da história de acordo com as lendas da NBA, alguns amigos e leitores sugeriram que fizesse uma lista semelhante em relação ao futebol.

Se você acompanha esse blog, provavelmente sabe que considero Pelé o maior jogador de futebol em todos os tempos. Entretanto, preciso reconhecer que existem outros atletas dignos de tal título,  fenômenos como Maradona, Di Stéfano, Cruyff, Messi, Garrincha, entre outros. Na minha opinião, ninguém jogou muito mais que Messi — nem Pelé. Nenhum jogador foi consideravelmente superior a Cruyff — nem Maradona.  São todos deuses, sentados nos lugares de maior destaque do Olimpo futebolístico.

Todavia, a discussão sobre quem foi o melhor em todos os tempos não deixa de ser extremamente divertida (certamente assunto comum em conversas entre amigos fãs do esporte). Em razão disso (além do pedido de amigos e leitores), pesquisei as opiniões (mais recentes possíveis, quando Messi, por exemplo, já era considerado um dos grandes da história do esporte) de 24 grandes lendas do futebol mundial (17 jogadores e 7 técnicos).  Utilizei, como parâmetro (o que não significa que concordo com a classificação) para escolher os jogadores, a lista abaixo dos 20 melhores da história segundo a Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol:

 1."Pelé"                 (Brasil)        1705 
 2.Johan Cruijff          (Holanda)       1303
 3.Franz Beckenbauer      (Alemanha)      1228
 4.Alfredo di Stéfano     (Argentina)     1215
 5.Diego Armando Maradona (Argentina)     1214
 6.Ferenc Puskás          (Hungria)        810
 7.Michel Platini         (França)         722
 8.Garrincha              (Brasil)         624  
 9.Eusébio                (Portugal)       544  
10.Robert Charlton        (Inglaterra)     508
11.Stanley Matthews       (Inglaterra)     368
12.Marco van Basten       (Holanda)        315
13.Gerd Müller            (Alemanha)       265
14.Zico                   (Brasil)         207
15.Lothar Matthäus        (Alemanha)       202
16.George Best            (Irlanda do Norte)187
17.Juan Alberto Schiaffino(Uruguai)        158
18.Ruud Gullit            (Holanda)        119
19.Valdir Pereira Didi    (Brasil)         116
   Gianni Rivera          (Itália)         116

Excluindo da lista os jogadores falecidos (com exceção de Eusébio e Di Stéfano, pois chegaram a ver Messi e outros jogadores recentes) e Gerd Mueller (pois não encontrei sua opinião na internet), temos 13 jogadores. Para completar 17, decidi acrescentar Just Fontaine (francês, recordistas de gols em uma única Copa — em 58, com 13 gols), Roberto Rivelino (campeão da Copa do Mundo em 1970), Zinedine Zidane e Daniel Passarella (capitão da Argentina campeã do mundo em 1978).

Entre os 7 treinadores, selecionei um grande nome de cada país campeão do mundo (apenas em relação à Inglaterra, preferi um escocês, por isso o país constará na lista como Reino Unido). Como há principalmente brasileiros e argentinos na disputa, escolhi 4 eleitores (três jogadores e um treinador) de cada um desses países. Portanto, os 24 eleitores serão:

Alemanha – Franz Beckenbauer, Lothar Matthaus, Jupp Heynckes (como treinador – campeão das Champion’s League com Real Madrid e Bayern de Munique);

Argentina – Maradona, Di Stéfano,  Daniel Passarella e César Luís Menotti (treinador campeão mundial de 1978);

Brasil – Pelé, Zico, Rivellino e  Zagallo (como treinador);

Espanha: Josep (Pep) Guardiola (como treinador)

França – Michel Platini, Zinedine Zidane, Just Fontaine e Arsène Wenger (treinador);

Holanda – Johan Cruyff, Rudd Gullit e Marco Van Basten;

Itália – Gianni Rivera e Fabio Capello (como treinador);

Portugal: Eusébio

Reino Unido – Robert (Bobby) Charlton e Alex Ferguson (treinador escocês);

Enfim, seguem as escolhas de cada lenda (primeiro os jogadores, depois os treinadores):

Pelé: ele mesmo (Pelé)

Curiosidade: Pelé nutre especial admiração por Zico (sem dúvidas, um dos gênios do futebol mundial):

“Entrevistador: De todos os brasileiros que você citou, quem chegou mais perto de Pelé como jogador?

Pelé: Pela característica de jogo, o que chegou mais perto foi Zico.”

Maradona: ele mesmo (Maradona) –  Considera-se superior a Pelé e Messi.

Bobby CharltonDi Stéfano.

Segundo matéria de 2014, Charlton tem Di Stéfano como o maior de todos. Porém coloca Pelé, Messi e Cruyff no mesmo nível de Di Stéfano.

Johan Cruyff: Provavelmente Pelé.

Quando Pelé foi eleito o maior jogador do século 20 em 2000, Cruyff disse que a votação teve um justo vencedor.  Em 2012, escalou sua seleção de todos os tempos com: Yashin (URRS); Carlos Alberto (BRA), Beckenbauer (ALE), Krol (HOL); Guardiola (ESP), Charlton (ING), Di Stefano (ARG), Keizer (HOL); Maradona (ARG), Pelé (BRA), Garrincha (BRA). Como deixou Messi de fora, presumo que ainda tenha Pelé como o melhor de todos.

Franz Beckenbauer: Pelé. 

Sobre Pelé e Messi, o “Kaiser”  afirmou neste ano de 2015:

“Mas hoje ele (Messi) é o melhor jogador do mundo e do seu tempo. Entretanto, o melhor de todos os tempos é Pelé. Ele está simplesmente à frente do Messi. Nunca vi um jogador como Pelé.”

Di Stefano: Pelé.

Numa entrevista em 2012, o saudoso gênio argentino aduziu:

“O maior jogador de todos os tempos? Pelé. Messi e Cristiano Ronaldo são dois grandes jogadores com qualidades específicas, mas Pelé foi melhor.”

Recentemente,  segundo o jornalista Luis Munilla, Menotti disse em entrevista à Radio Marca que Di Stefano, em conversas privadas, afirmava que não houve ninguém como Pelé.

Platini: Pelé ou Cruyff (cada um receberá um voto).

Em 2011, Platini afirmou que Cruyff era o maior da história.  Em dezembro de 2014, nomeou Pelé como o melhor de todos (observação: contarei um voto para cada um dos dois).

Num vídeo no youtube, Platini disse: “Há Pelé, o homem, e depois, Pelé, o jogador. E jogar como Pelé é jogar como Deus”.

Eusébio: Di Stéfano. 

“O jogador mais completo na história do futebol se chama Alfredo Di Stéfano.”

Zico: Pelé.

Depoimento em 2014:

“Não há dúvidas de que ele foi o melhor de todos. Quando Deus fez Pelé, ele pôs nele tudo o que um jogador de futebol precisa. Ele sabia como chutar, como driblar, como cabecear, usar o físico. Ele tinha tudo o que um jogador precisa ter. É difícil para alguém atingir o que ele atingiu no futebol”.  “(…)Taticamente, tecnicamente, fisicamente, mentalmente, ele era o melhor. Muito das coisas que eu aprendi foram do álbum de figurinhas do Pelé: como cabecear, como chutar a bola. Era um guia passo-a-passo. Eu aprendi de Pelé quando era criança.”

2015, num programa de rádio:

Roberto Rivelino: Pelé e Maradona, nessa ordem.

Numa entrevista ao próprio Maradona em 2014, Riva afirmou:

“Sempre tem muita comparação entre Pelé e Maradona. Para o Pelé, eu tiro o meu chapéu. Mas, depois do Pelé, Maradona foi o melhor jogador que eu vi jogar. Pela elegância, pela importância. Era um verdadeiro 10. O que o Maradona jogou no Napoli eu fico até arrepiado. Maradona jogou muito futebol, foi muito especial.”

Zinedine Zidane: Provavelmente Maradona. O francês sempre fala da idolatria que tem pelo argentino.

Daniel Passarella: Difícil comparar os grandes jogadores.

Em 2013, Passarela aduziu sobre Pelé, Messi e Maradona:

“Hoje, futebol é muito mais resultado que antes. Os mesmos que dizem que Maradona é melhor que Messi por ter conquistado um Mundial, não dizem o mesmo de Pelé, que ganhou três sobre Maradona. Com isso, quero dizer que Messi, mesmo sem ganhar uma Copa do Mundo, vem demonstrando que está no caminho certo para superar Maradona.”

Em 2014, sobre Pelé, Di Stéfano e Maradona:

“É difícil comparar os grandes jogadores. Eu não vi o Di Stéfano jogar e não vi outros famosos. Nós começamos a ver e compreender o futebol na época do Pelé (…). Mas não comparamos dentro da mesma maneira o Pelé e o Maradona. Não há esse tipo de comparação, porque o Pelé jogou quatro Copas e ganhou três. Isso é um dado muito importante. Acho que foram épocas diferentes. O Maradona era muito vistoso quando jogava, chamava muita atenção, muito mais visível que o Pelé. O Pelé era mais inteligente, entendia mais do jogo.”

Gianni Rivera (lenda do Milan e da seleção italiana, vencedor do Ballon D’or em 1969)- Pelé:

“Messi é uma arma para o Barça. Tê-lo no time é imenso; ele é o jogador mais decisivo atualmente. Entretanto, eu acho que há alguém que foi ainda melhor e esse é o Pelé. Ele usava os dois pés em campo. Ele era tão perigoso com a direita quanto com a esquerda. Ele era forte no alto também, e criava muitas chances.”

Rudd Gullit:  Maradona.

Sobre Messi e Maradona:

“ Ele (Messi) já é o melhor do mundo. Ele é um talento excepcional. Eu ainda acho que Diego Maradona foi o melhor jogador que vi jogar, mas Messi está se aproximando rápido…”

Marco Van Basten: Maradona.

Ele acredita que Messi precisa ganhar uma Copa do Mundo para ser o melhor.

Lotthar Matthaus: Pelé. 

Em 2014, no programa “É campeão” da Sportv, respondeu que Pelé era o maior de todos.  Infelizmente, não consegui achar o vídeo.

Just Fontaine : Messi. 

“No jogo, o Barcelona é a melhor equipe. Na posse de bola, não há ninguém melhor. Tecnicamente, o que o Barça fez é perfeito. Pensava que Pelé era melhor, pois brilhou em seu clube e ganhou Copas do Mundo. Também se fala de Di Stéfano, mas acho que Messi é superior. Com sua velocidade e dribles, ele me lembra Garrincha. Quando ele ganhar um Mundial, o mundo pensará o mesmo.”

A partir daqui, todos como treinadores.

Pep Guardiola: Messi (compara o argentino a Pelé):

Entrevista em 2015:

“Ele (Messi) é o melhor jogador de todos os tempos. Eu o comparo a Pelé. Fico muito feliz de ver este futebol.”

Zagallo: Pelé (“Não existiu ninguém igual no mundo“). 

Arsène Wenger: Messi.

No vídeo abaixo, Wenger responde que Messi é o melhor jogador do mundo e o melhor de todos os tempos.

Jupp Heynckes: Pelé, Messi e Maradona estão no mesmo nível (cada um receberá um voto).

“Messi é um gênio e certamente está no nível de Pelé e Maradona”.

Menotti – Pelé

Numa entrevista à Radio Marca em 2012, asseverou:

“O maior que vi em minha vida foi Pelé. Uma mistura de Di Stéfano, Maradona, Cruyff, Messi, em um jogador”.

Em depoimento no documentário sobre a vida de Messi, segundo matéria do “La Nacion”,  Menotti elogiou bastante o gênio do Barcelona, “mas ao escutar o nome de Pelé, sua atitude mudou por completo: ‘Quando falar de futebol, não coloquem o Pelé porque era de outro planeta’. Depois, acrescentou: ‘Quem é o melhor entre Messi e Maradona? Não sei, não é possível decidir, são dois grandes jogadores. O único que está por cima de tudo, eu já disse e não vou repetir.”

Alex Ferguson – Pelé.

Entrevista em 2013:

Charlie Rose: Qual o melhor jogador que você já viu? 

Ferguson: Eu sou fã do Pelé desde que era um garoto, e depois sempre houve essa coisa mais tarde entre Pelé e Maradona. Eu era jovem e impressionável quando garoto, mas sempre foi Pelé para mim. Hoje, acho que tem que olhar para Messi e Ronaldo. Eles são inacreditáveis. Os melhores de hoje. Eles são fantásticos.

Fabio Capello – Pelé, Maradona e Messi são os três maiores (cada um receberá um voto). 

“Pelé, Maradona e Messi: esses são os três maiores, os que entreteram as pessoas e os que te fazem aplaudir de pé ao final do jogo.”

CLASSIFICAÇÃO FINAL:

PELÉ – 14 votos (Pelé, Cruyff, Beckenbayer, Di Stéfano, Zico, Platini, Rivellino, Rivera, Mathaus, Menotti, Alex Ferguson, Heynckes, Zagallo e Capello);

MARADONA – 6 votos (Maradona, Zidane, Gullit, Van Basten, Heynckes e Capello);

MESSI – 5 – votos (Fontaine, Guardiola,  Wènger, Heynckes e Capello);

DI STÉFANO – 2 votos (Bobby Charlton e Eusébio);

CRUYFF- 1 voto (Platini)

Curiosamente, eu considero os jogadores mencionados os cinco maiores jogadores da história do futebol (Beckenbauer e Cristiano Ronaldo completariam minha lista dos 7 melhores).

Como esperado, Pelé foi o jogador mais lembrado. Importante dizer que impressiona o número de votos do genial Messi, sobretudo pela ausência de jogadores de sua época entre os eleitores.

Se você encontrar alguma opinião de uma lenda não postada aqui (especialmente entre os vinte, trinta ou quarenta maiores da história), por favor deixe o relato e o link nos comentários.

Bônus (graças às contribuições do leitor José Mauro)

Observação: Não acrescentarei a parte “Bônus” à classificação final, pois optei por contabilizar apenas os votos das maiores lendas do esporte, escolhidas pelos critérios explicados no texto.

Alcides Ghiggia (carrasco do Brasil na Copa de 50): Pelé.

Em entrevista ao jornal Marca em 2005:

Jornalista: Quais são, em sua opinião, os três melhores jogadores de todos os tempos?

Ghiggia: Pelé, Di Stéfano e Puskas. Nessa ordem.

José Santamaría (lendário zagueiro uruguaio do Real Madrid nos anos 50 e 60): Di Stéfano.

Entrevista em 2014:

P. Você teve a oportunidade de ver jogar os grandes jogadores como o próprio Di Stéfano, Pelé, Maradona e Cruyff… Di Stéfano era o melhor?

Santamaría:  Sempre mantive  que Di Stéfano era o mais completo, pois era o melhor, não cabe nenhuma dúvida. O mais completo em todos os aspectos, porque trabalhava com as duas pernas, com a cabeça, não parava de correr durante os noventa minutos. Enfim, um jogador com qualidades extraordinárias. E um vencedor. Sempre um vencedor.

Humberto “Bocha” Maschio: Messi.

Esse grande atacante argentino e italiano (defendeu a seleção dos dois países; pela Itália disputou a Copa do Mundo de 1962) dos anos 50 e 60, campeão mundial de clubes em 1967 pelo Racing, afirmou em 2011:

“Messi será o melhor de todos. Apenas falta que passem os anos e preencha seu currículo. Eu enfrentei Pelé e Di Stéfano. Pelé era simples para jogar, mau porque te metia os cotovelos. Di Stéfano, um homem de todo o campo; Maradona, um grande habilidoso e definidor. Porém, este garoto (Messi) tem algo que não têm os outros: é rápido com a bola nos pés, a leva colocada, sabem para onde vai, mas não podem pará-lo. É um fenômeno, o número um da história já. Por mais que não tenha vencido com a seleção, não importa.

(…) Primeiro, Messi. Um degrau abaixo, Di Stéfano, Pelé e Maradona no mesmo nível. E Cruyff, um degrau atrás. Mas Messi acima de todos, o melhor da história. Cruyff, un escaloncito atrás. Pero Messi arriba de todos, el mejor de la historia.”

Dino Sani: Pelé.

Grande craque do São Paulo, Milan (campeão da Copa Europeia de Clubes em 62) e seleção brasileira (campeão da Copa do Mundo de 1958), o volante Dino Sani disse em 2013:

“Pelé é absolutamente incomparável, rapidez mental única. Te dava um drible sem você perceber. O que fazíamos era tentar antecipar, porque um jogador como ele era imarcável. O Vitor, no meu tempo de São Paulo, era quem marcava o Pelé, que se movimentava o tempo todo, velocíssimo, um azougue. Quando você chegava, era para decidir, ou a bola ou ele (risos). Mas, num átimo, ele já tinha passado por você e por mais um e já distribuía para alguém concluir, ou ele mesmo finalizava. Nunca vi nada que chegasse nem perto de Pelé, foi um assombro.

(…) Depois de Pelé e Di Stéfano é ele (Maradona), sem dúvida.

(…) São ótimos (Messi e Neymar) e vão evoluir, principalmente Neymar, que é mais jovem, mas não se comparam a nenhum dos dois (Pelé e Di Stéfano). E tem muitos na frente, a fila é grande.”

Share Button

118 Comments

  1. Oseias Verissimo

    Messi ainda não encerrou sua carreira ainda, ele tem mais uns 8anos para jogar se continuar ganhando títulos e quebrando recordes ficará pau a pau com Pelé o título de rei do futebol.

    • Comment by post author

      Otávio Pinto

      Obrigado pelo comentário, Oseias Verissimo. Existe sim essa possibilidade. Messi já é um dos melhores jogadores da história do futebol.

    • José Raimundo

      Mestre Oseias,

      Mesmo quebrando recordes e ganhando títulos, será quase impossível o Messi conquistar três Copas do Mundo e atingir a mais de 1.200 gols. De qualquer forma, sem dúvidas, já é um dos maiores da história..

      • zpsico

        1200 gols ? kkk . Primeiro q ele tem 750 gols oficialmente,o resto são gols q ele mesmo contou em amistosos contra times amadores.

        • gabriel

          kra… Pelé é ambidestro e dava patada com as duas e tinha precisão nas duas… fez mais gols que todos. Pega os gols do messi e soma aí. Mas mais importante, pelé começou com 15 anos e goleando assim que entrou no profissional… 15 anooooos. foi campeão com 17 anooooos e só goleando. foi artilheiro com mais de 100 gols por ano 3 vzs.. tem a maior media de gols dentre todos da história o.93. Messi tem média de 0.8 e caindo… tem revista que fez as contas de melhor do ano e se existisse bola de ouro ele teria ganho 7. Tem mais títulos que todos e tem mais de 90 gols pela seleção(95). Quando Messi for campeão mundial com 17 anos e sendo o principal jogador de sua seleção aí quem sabe poderão surgir dúvidas. Aliás… só digitar no google: pelé fez gols de todas as formas… menos gol olímpico. Ele era ótimo de cabeça… tinha muuuita impulsão, ele batia super forte, ele driblava mais que qualquer um(alguns preferem garrincha). Só pra vc entender que o santos não era um time ganhador e quando ele chegou o santos ganhou 8 campeonatos estaduais em 10 anos e 2 campeonatos mundiais de clubes. Mas pra mim o mais importante é que naquela época haviam grandes craques e pelé jogou durante anos e se vc perguntar para todos os jogadores da época de Pelé… todos falam que ele foi o melhor que já existiu. Agora tem outra… A seleção nunca perdeu com Garrincha e Pelé. Quem viu o último jogo das estrelas viu Neymar babando com a qualidade do Zico… imagina Pelé… Pessoal assistam os jogos de antigamente é sensacional. Messi tem ótimas qualidades, mas mesmo sem tantos gols o melhor continuaria sendo Pelé que foi o jogador mais completo que já existiu. O gol mais bonito já feito no maraca tb é dele quando passou por todo um time para fazer o gol. Muitos devem ser os potenciais perdidos nos campos de várzea, mas dentre os descobertos pelo futebol não existem dúvidas de quem foi o melhor. fica o link: deem uma olhada. http://www.abril.com.br/noticia/esportes/no_284927.shtml

  2. Pedro

    1.pelé 2-messi 3-di stefano 4-ZiDANe 5-cruyff……….. maradona em sexto porque ele por clubes não conseguiu fazer muita coisa sempre lembram só a copa de 86 dele…. Pra mim ele não entra nos 5…. Mas fica em sexto…. já zidane brilhou muito no real ganhando Champions e com a Juventus chegou até a ser vice da Champions, e pela frança preciso nem citar copas de 98 e 2006 o que ele fez… ou a euro de 2000….. Pra mim zidane está acima de cruyff como melhor jogador europeu da história como mostrei em minha classificação….. (considerando do stefano argentino)

  3. Otávio,
    Parabéns pelo artigo…
    Deve ter levado bastante tempo pra pesquisar…

  4. José Mauro do Recife

    Nobre Otávio, tenho um vasto material, com opiniões de vários nomes do futebol sobre os maiores de todos os tempos, em breve estarei passando para vc atualizar sua lista

  5. José Mauro

    Gigghia: Os três melhores na ordem são Pelé, Di Stefano e Puskas
    Santamaria: Eu vi Pelé , Cruyff e Maradona. Di Stefano era o melhor, o mais completo, não cabe nenhuma dúvida
    Bocha Maschio: Messi está por cima de Pelé, Di Stefano e Maradona… 1º Messi, 2º Di Stefano, Pelé, Maradona 3º Cruyff
    Maurício Pochetino: o melhor de todos os tempos será sempre Maradona
    Dino Sani: Maradona no ranking dos melhores? depois de Pelé e Di Stefano é ele sem dúvidas
    Dino Sani: Di Stefano foi muito mais jogador do que Maradona e do que Messi

    Depois estarei mandando mais!

  6. José Mauro

    Nobre Otávio, achei todas essas informações em sites da internet, acredito que se vc colocar em um site de busca vc achará e poderá colocar a matéria da internet direto no seu Blog, até porque dará mais credibilidade, ressaltando que opiniões desses jogadores e técnicos que mandei, faz parte de uma pesquisa que tenho feito com bastante trabalho, acredito que semelhante a sua. Em breve estarei mandando a opinião de Luiz Suarez que foi bola de ouro nos anos 60, Evaristo de Macedo, João saldanha, Pedro Scartin, Romário, Peiró, Helenio Herrera, Sanfellipo entre outros… um abraço!

    • Comment by post author

      Otávio Pinto

      Obrigado, José. Atualizei o artigo com suas contribuições. Não coloquei o Pochetino, pois não o considero um jogador lendário, e porque prefiro jogadores com idade o suficiente para ter visto a maioria dos gênios da bola da lista. Mande! Obrigado novamente. Abraço!

  7. José Mauro

    Fico feliz por está contribuindo com o seu blog. As informações que estarei passando tem me dado um árduo trabalha para consegui-las…. mas penso que através do seu blog faça expandir cada vez mais essa dinâmica à respeito dos maiores jogadores da história.

  8. José Mauro

    Detalhe: com essas informações que te passei, e ainda irei passar, vc tem atualizado sua CLASSIFICAÇÃO FINAL???????? seria interessante!

  9. José Mauro

    Não sei bem o seu critério à respeito de lendas, porém acho que a opinião do Uruguaio Santamaria, Dino Sani, Evaristo Macedo, entre outros que mandarei caberia na sua CLASSIFICAÇÃO FINAL

    • Comment by post author

      Otávio Pinto

      Caro José, o critério escolhido foi a classificação dos 20 maiores pela lista da Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol. Mas não se preocupe. Posteriormente, posso fazer na parte Bônus uma classificação final com a soma de tudo. Abraço e continue contribuindo.

  10. José Mauro

    Nobre otávio, é bom lembrar que algumas opiniões tem muito de sites, como também de revistas. É interessante lembrar como algumas opiniões de uma mesma pessoa muda com o passar do tempo, tenho algumas pra nossa análise. Ex: Just Fontaine

  11. José Mauro

    Boa noite Otávio, achei uma declaração de Dennis Law, ex jogador do Manchester, ela está em ingles, conto com sua ajuda na tradução: It is ironic, then, that one man who did

  12. José Mauro

    continuando: not believe the switch was for the best was Dennis Law himself. He Said, ” my favourite player was Alfredo Di Stefano, the great Real Madri star.

  13. José Mauro

    Pelé ou Maradona? uma pergunta clássica: Pelo que vi jogar, Pelé era mais completo que Maradona Antônio Rattin – seleção argentina na copa de 1966.

    Destaco de imediato os três melhores jogadores: Pelé, Di Stefano e Puskas
    Raymond Kopa em fevereiro de 2011

    aguardo a tradução do que foi dito por Dennis Law: seria interessante ter essas colocações em uma classificação final.

    • Comment by post author

      Otávio Pinto

      Olá, José. Obrigado novamente.
      Encontrei a declaração de Dennis Law num livro, mas não há a informação sobre quando ele expressou essa opinião (traduzo no final desse comentário). Prefiro adicionar apenas opiniões recentes das lendas, pois jogadores como Messi também são levados em consideração.
      Não achei a entrevista com Kopa. Se possível, indique o link.

      Tradução: Meu jogador favorito foi o Alfredo Di Stefano, a grande estrela do Real Madri. Ele podia marcar gols, mas também jogar por todo o campo.

  14. José Raimundo

    História, ou lenda urbana (?): ´Uma vez perguntaram a Puskas, o craque da grande seleção húngara de 1954, na Copa do Mundo da Suíça, e um dos maiores jogadores de seu tempo, quem era o melhor jogador de futebol do mundo, Pelé ou Di Stéfano. De pronto, Puskas respondeu:
    – Di Stéfano!
    – Di Stéfano?!?, espantou-se o repórter.
    – Sim, Di Stéfano, confirmou Puskas, Di Stéfano. Você me perguntou, qual o melhor jogador de futebol do mundo. Pelé, meu amigo, Pelé é de outro mundo.´

  15. José Raimundo

    História, ou lenda urbana (?): ´Uma vez perguntaram a Puskas, o craque da grande seleção húngara de 1954, na Copa do Mundo da Suíça, e um dos maiores jogadores de seu tempo, quem era o melhor jogador de futebol do mundo, Pelé ou Di Stéfano. De pronto, Puskas respondeu:
    – Di Stéfano!
    – Di Stéfano?!?, espantou-se o repórter.
    – Sim, Di Stéfano, confirmou Puskas, Di Stéfano. Você me perguntou, qual o melhor jogador de futebol do mundo. Pelé, meu amigo, Pelé é de outro mundo.´

  16. José Mauro

    “Lendas”, grandes nomes do futebol e suas opiniões, em breve: Stephan Kovacs, Sivori, João Saldanha, Zagallo, Zico, Rivera, Jairzinho, Arsene wenger, Cruyff, Gullit, Tostão, Menotti, Eusebio, Van Basten, Joaquin Peiró, Luiz Suarez, Evaristo de Macedo, Gatti, Pirri, Helenio Herrera, Brito, Pedro scartin, Domingos da Guia, Rattin, Carlos Bianchi, Dennis Law, Gigghia, Santamaria, Puskas, Sotil, Billardo, Walderrama, Ardiles, Henrique Wolff, Caniggia, Capello, Gerry Armstrong, Pelé, Di Stefano, Simeoni, entre outros…….

  17. José Mauro

    Pelé é o maior de todos? dentro do posicionamento, como Pelé não houve, agora, tem que abrir um capítulo porque o Maradona era fantástico. Ele não jogou tanto quanto o Pelé, mas ele chegou perto. E quanto a Messi, ele é um grande jogador, no Barcelona. Falta a ele ser o mesmo jogador na seleção argentina – Evaristo de Macedo

  18. José Mauro

    Foi o maior jogador de futebol que eu vi jogar na minha vida foi o Garrincha. Ele era desconcertante. Você vai ver qualquer outro jogador, até um Pelé você vai ver nascer, um Garrincha nunca mais, nunca mais, jogador como ele, nunca mais, desconcertante como ele, habilidoso e inteligente como ele nunca mais…. tô assinando em baixo – Gerson “cêrebro da Seleção de 70″…….. esse foi mais que lenda, e não está na lista da IFFHS

  19. José Mauro

    Di Stefano é o melhor que tenho visto – Gento (Real Madrid)

  20. José Mauro

    Os tempos mudam. Você não pode comparar as duas épocas do futebol. É por isso que também é difícil dizer quem foi o melhor jogador: Maradona ou Pelé, Messi ou Zidane, não esquecendo Cruyff. Eles eram todos jogadores incríveis – Jupp Heynckes

  21. José Mauro

    Maradona era e agora ainda é o melhor jogador da história. – Antônio Camacho (Real Madrid anos 80) em 2014

  22. José Mauro

    Até que se passem um milhão de anos nunca se verá nada igual a Maradona. Ele é o melhor de todos os tempos. – Lionel Messi

  23. mauro penha

    Para mim, é Pelé, Di Stefano e Maradona, nessa ordem. Eu aprecio Diego, ele é um grande jogador, mas de outro planeta foi Pelé, não ele. Hugo Gatti

  24. mauro penha

    Di Stefano foi o jogador mais completo que eu vi até hoje no futebol – Mário João Benfica anos 60) em 2015

  25. mauro penha

    Eu fui um atleta profissional de qualidade. Porque para vc chegar na seleção brasileira e ser campeão mundial, vc tem que ter qualidade. Por isso eu me sinto a vontade para dizer isso. Então eu coloco o Messi no mesmo nível do Pelé sem problema algum. Brito (Seleção brasileira de 70)

  26. mauro penha

    Messi pode superar a Maradona, porém é um jogador distinto de Di Stefano. Na realidade é tão jovem que pode superar a todos, ficando com todos os seus recordes. Porém Messi influi só quando recebi a bola. Ai está a grande diferença com Di Stefano. – Bobby Charlton (fev de 2012)

  27. mauro penha

    Di Stefano foi o maior jogador de futebol de todos os tempos. Muito melhor até do que Pelé. Ele era, simultaneamente, a âncora na defesa, o craque no meio de campo e o atirador mais perigoso no ataque. Helênio Herrera (DT Inter de Milão)

  28. mauro penha

    Pelé foi o jogador mais completo que já vi – Bobby Moore

  29. Sidney Costa

    Muito complicado essa coisa de melhor do mundo. Prefiro não pensar assim. Minha lista é simplificada: Difere entre (1). Excepcionais (2).Diferenciados (3).Bons (4).Regulares(padrão) – (1) Pelé/Zico/Maradona/Messi/Zidane – (2) Ronaldinho Gaúcho/Garrincha/Cruyff/Cristiano Ronaldo/Rivelino/Platini/Hagi – (3) Muitos…Ronaldo/Romário/Bebeto/Ibrahimovic/Del Piero/Ortega/DiMaria/Totti… – (4) Todos os outros profissionais

    • Comment by post author

      Otávio Pinto

      Critério justo, Sidney Costa. Os americanos chamam essa divisão de “tier” (camada). No “first tier”, estariam os que você nomeia como excepcionais. Boa lista. Entretanto, eu discordo de algumas coisas. Por exemplo, eu colocaria Ronaldo e Romário no nível 2.
      Obrigado pelo comentário!

  30. mauro penha

    Boa noite pessoal, concordo que seja muito difícil esse debate do melhor de todos os tempos, não só no futebol como em qualquer área da atividade humana… eu colocaria no meu nível 1: Di Stefano, Pelé, Cruyff Maradona e Messi no 2: H. Scarone, Sindelar, Pedernera, Garrincha, Puskas, Zidane, Laudrop, Zico, Xavi, Iniesta, talvez eu esteja esquecendo algum, mas penso que seja isso ai!

  31. mauro penha

    Nobre Otávio e Nobre Sidney, realmente fazer uma colocação de níveis de jogadores é muito difícil, concordo com o Otavio em acrescentar o Platini, Beckenbaur, Yachin e o Eusébio no nível 2, danado é que não me vem na memória mas acho que ainda tenha mais algum, se vier na minha mente eu colocarei para vcs, quanto ao nível 3 eu por enquanto vou ficar em silêncio, a lista começa a ficar cada vez mais longa…o bom dessa nosso debate virtual é que buscamos análises de cunho racional deixando de fora esse negócio de nacionalidade, décadas e posições em campo

  32. mauro penha

    Nobre Otávio achei essa declaração de Di Stefano na Internet e acho interessante colocá-la aqui: Certa vez Di Stefano afirmou que o maior jogador da história teria sido Stanley Mattews. Indagaram a ele, e Pelé? Ele respondeu: Estou falando de jogadores de futebol, e não de fenômenos sobrenaturais

  33. mauro penha

    Os melhores jogadores de todos os tempos são Messi, Pelé e Maradona – Mourinho em 18/07/2016

    • Comment by post author

      Otávio Pinto

      Mauro, não vou adicionar post principal, pois ficaria grande demais. Você quer que eu post seus comentários (indicando sua autoria) traduzidos na área de comentários do post em inglês?
      Exemplo:
      Mauro Penha: The best players of all time are Messi, Pele and Maradona – Mourinho in 07/18/2016.
      Se sim, posso adicionar os links nos seus comentários em inglês?
      Obrigado

  34. mauro penha

    Ok Otávio pode postar, agradeço!

  35. Inclui Helenio Herrera (maior que boa parte dos citados), parceiro.

  36. Muito boa a matéria, na minha opinião os três melhores jogadores de todos os tempos foram:
    Johan Cruyff (Holanda)
    Roberto Baggio (Itália)
    Xavi Hernández (Espanha)

  37. DrDiniz

    Otávio pinto. Está provado!VC não entende nada de futebol. Sequer citou o Romario! Pela ordem: Pelé, Maradona, Zico, Romario e Zidane! MESSI E Cr07 só jogam em seus Clubes. Qdo for postar: não poste besteira. Ps: se Maradona ganhou uma copa sozinho, Romario também ganhou!

    • Comment by post author

      Otávio Pinto

      Obrigado pelo comentário, DrDiniz.
      Acho que o leitor não prestou atenção no texto. A lista dos 20 melhores não foi feita por mim, mas pela “Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol”.
      Repeito sua opinião, mas Romário, Zidane e Zico, não entrariam no meu top 5. Eles dariam lugar a Cruyff, Di Stéfano e Messi.

  38. J.Rubens

    Meu caro,
    Respeitando opiniões divergentes, não tenho dúvidas em colocar Mr. Arthur Antunes, EL GRANDE ZICO, como um dos melhores de todos os tempos. Um jogador repleto de recursos técnicos, com duas pernas, cabeça e cérebro. Buscava o jogo, distribuía o jogo e incansavelmente sacudia as redes dos adversários.

    • Comment by post author

      Otávio Pinto

      Obrigado pelo comentário, J.Rubens.
      Também coloco o grande Zico (concordo com sua descrição do jogador) entre os melhores de todos os tempos. Ele apenas não figura no meu top 5 (Pelé, Maradona, Messi, Cruyff e Di Stéfano). Entretanto, acho que o Galinho entra facilmente no meu top 10 ou, no mínimo, top 15.

  39. mauro penha

    Gosto desse debate intensivo, continuo com um ponto de vista mais próximo ao seu Otávio, apesar de respeitar o ponto de vistas dos nossos companheiros de bancada. Quanto a afirmar que se entende de futebol, ou não em virtude de um simples ponto de vista, eu acho exagero. Eu particularmente afirmo que Zico foi o melhor jogador brasileiro que vi jogar, um extra classe. Eu diria que Messi é um Zico melhorado e olha que quem viu Zico Jogar sabe que estou colacando o Messi num patamar top.

    • Comment by post author

      Otávio Pinto

      Excelente comentário, Mauro! A comparação entre Messi e Zico faz muito sentido. O Galinho também tinha dribles curtos, e, além de ótimo passador, era bastante objetivo e goleador, como Messi.

  40. mauro penha

    Nobre Otávio, ai vai algumas opiniões: Um jogador como Pelé só vai nascer daqui a mil anos. Preste atenção, Eu não disse cem, mas mil anos – Sandor Kocsis

  41. mauro penha

    Pelé, Maradona e Messi, estes são os três mais grandes da história – Fábio Capello

  42. mauro penha

    Conhecidi com Pelé e Di Stefano. Para mim Di Stefano era o número um. Di Stefano fazia gols, defendia e atacava. Nos futebolistas jovens atuais não se vê um jogador tão completo. Messi é um grande futebolista, porem para chegar ao que foi Di Stefano tem que comer muitas judias – Canário em 16/12/2016

  43. mauro penha

    Cruyff, Maradona, Pelé, Eusébio, todos eles eram jogadores fantásticos, mas Cruyff era o maior. – Sjaak Swart

  44. waldir

    Pelé não ganhou 3 copas, em 62 ele não jogou estava machucado,Pelé não fez 1300 e poucos gols como ele diz (veja dados oficiais) pelé jogava futebol na época que se amarrava cachorro com linguiça (frase de felipão) Pelé não é uma unanimidade entre os jogadores que jogaram ao seu lado na copa de 70, alguns não consideram o melhor de todos os tempos. aquele lance que pelé chuta do meio campo e a bola passa a uns 4 metros do gol foi repetido a exaustão, posteriormente outros jogadores fizeram gols do meio campo porem a tv não deu destaque (ouve até gols de goleiro contra goleiro, mas para as viúvas de Pelé ista não tem tanta importância) outra invenção foi criada pela cronica esportiva que berrava o nome de Pelé dizendo: ” que Deus lhe pague pelé” outros falavam:”Pelé ensinou os Americanos jogar futebol” e assim criaram um mito, se você que ver as pichotadas de pelé é só ver os lances bizarros da copa de 70 no yutobe e tirar algumas conclusões.

  45. Fernando

    Bom, o maior jogador que vi jogar foi Zico, mesmo em final de carreira. Zico tem mais que o dobro de gols que Maradona, cuja maior façanha foi inventar a cabeçada de mão, em 1986. Se Zico não sofresse as lesões que sofreu e fosse para a Copa de 86 intacto, ou seja, sem os tendões do joelho esquerdo arrebentados pela entrada violenta do ex-jogador do Bangu, hoje o título daquela Copa estaria em outras mãos e ninguém mais iria comparar nossos craques com esse argentino. Digo mais, se existisse exame antidoping no futebol, nos anos 80, Maradona já teria sido banido dele há tempos, como aconteceu em 1994. Minha lista dos cinco melhores jogadores: 1. Garrincha, 2. Pelé, 3. Zico, 4. Messi e 5. Zidane.

  46. mauro penha

    Senhores, não estamos aqui para esse eterno debate, a colocação aqui é sobre opiniões de ex-jogadores sobre o maior de todos os tempos, e quanto a isso já fiz um levantamento e chega-se a conclusão: Superar o Negão , desistam. Pelé não fez 1300 gols, porém alguem fez gols com 17 anos numa final de copa, outra coisa, procurem ver o gol que Pelé fez em 1962… depois conversaremos. Sem sombra de dúvidas Pelé não foi continuará a ser um eterno MITO. Quando alguem superar Pelé, voltaremos a conversar…

  47. mauro penha

    Nobre Otávio, sem descriminar a opinião de ninguém, mas acho que estão indo na contra-mão do foco colocado no blog. Acho que tem pessoas que se deixam se levar pela paixão e não aceitam uma realidade. Tenho 51 anos de idade e volto a repetir: Zico foi o melhor jogador que vi jogar no Brasil. Agora, se nós fomos ficar naquela de… se ele não tivesse se machucado, se ele fosse mais alto, se ele fosse mais baixo… esqueçam o SE, o que estamos analisando no blog é o desempenho de cada um e ponto. Outra coisa, não precisa ter vivido a época de Di Stefano para chegar a conclusão que Ele foi um dos melhores de todos os tempos. Antes da paixão temos que estudar, pesquisar e ler. Se eu não fizesse isso, Zico seria muito maior que Di Stefano, mas não é por ai

  48. Fabio

    http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-espanhol/noticia/2012/11/cruyff-sobre-messi-ele-e-o-melhor-que-ja-existiu-em-sua-posicao.html

    Otávio, esse artigo foi feito depois do cruyff fazer a seleção dele, após a conquista da quarta bola de ouro e a ultrapassagem do recorde de Pelé

    • Comment by post author

      Otávio Pinto

      Obrigado pelo comentário, Fabio. Para mim, não ficou claro que Cruyff considerava Messi o maior jogador de todos os tempos. Primeiramente, Pelé não jogava na mesma posição de Messi. Ademais, não me parece razoável que um mês após deixar Messi de fora de sua seleção de todos os tempos, Cruyff tenha, subitamente, passado a considerar o argentino o maior jogador da história do futebol.

  49. zico sem duvida era muito melhor que maradona e demais citado, so perde mesmo pra pelé, que ainda assim o elege como o mais proximo do futebol dele

  50. mauro penha

    Pra mim Zico não entraria no rol dos 10 de todos os tempos, claro é apenas um ponto de vista, agora, sem sombra de dúvidas foi o melhor que vi jogar no Brasil

  51. eu concordo com o comentário do Carlito.
    para mim ZICO foi melhor que Maradona e a própria historia de confronto entre Brasil e Argentina o ZICO nunca perdeu pro Maradona, ZICO ganhou todos os jogos que disputou contra Maradona.

  52. Os homens perdem vitalidade conforme o tempo passa. Ontem respirava-se ar puro e alimentação quase natural. Hoje é o inverso, O homem de ontem é mais robusto… etc. Isso influencia no jogo de Futebol. Por isso Péle é Deus da Bola, Messi Filho de Deus, e outros são os anjos. Mas, ainda bem que o CR7 não é mencionado…… obrigado

  53. roglins

    CR7 é um fenomeno, Em Portugal já considera-se que superou Eusebio. Eusebio que foi contemporaneo de Pele e chegou a rivalizar com o REI. Por todo o empenho que CR7 tem, daqui há alguns anos ele será lembrado como uma referencia por ter sido não apenas um jogador, mas tal qual o Pelé, além de talento foi e ainda é um ATLETA excepcional.

  54. Saraiva15

    CR7 é apenas um finalizador. A sua carreira como grande jogador apenas durou até a temporada 2007/08.
    Não está a nível de Ronaldo Fenómeno, Ronaldinho e Iniesta. Quer dizer, que nessa discussão não deve ser citado.

  55. O maior jogador de todos os tempos foi o Lothar Matthäus.
    Atualmente eu escalaria o meu time numa numa 4-4-2, com exceção a três jogadores: Lothar Matthäus, Andreas Brehme e Javier Zanetti. Pois esses que eu citei marcaram época na minha Inter.

    Goleiro: David De Gea (Espanha) a muralha.

    Lateral Direito: Javier Zanetti (Argentina) quanto mais velho melhor.

    Zagueiro: Dayot Upamecano (França) o sucessor de Beckenbauer.

    Zagueiro: Samuel Umtiti (França) segurança e eficiência na marcação.

    Lateral Esquerdo: Andreas Brehme (Alemanha) o melhor que vi na sua posição.

    Volante Defensivo: Lothar Matthäus (Alemanha) um jogador completo ganhou tudo que tinha pra ganhar, exceto a Liga dos Campeões. Beckenbauer teria dito que não foi Matthäus quem não teve a honra de erguer o troféu da Liga dos Campeões, e sim o troféu que não teve a honra de ser erguido por Matthäus.

    Volante Ofensivo: Leon Goretzka (Alemanha) o talento do século.

    Meia Armador: Toni Kroos (Alemanha) o maestro.

    Meia Armador: Kevin De Bruyne (Bélgica) um jogador estupendo! Me agrada ao velo jogar.

    Atacante: Timo Werner (Alemanha) um fenômeno.

    Atacante: Harry Kane (Inglaterra) matador nato.

    Técnico: Massimiliano Allegri (Itália) “un vero campione.”

    FORZA INTER!

  56. O maior jogador de todos os tempos foi o Lothar Matthäus.
    Atualmente eu escalaria o meu time numa numa 4-4-2, com exceção a três jogadores: Lothar Matthäus, Andreas Brehme e Javier Zanetti. Pois esses que eu citei marcaram época na minha Inter.

    Goleiro: David De Gea (Espanha) a muralha.

    Lateral Direito: Javier Zanetti (Argentina) quanto mais velho melhor.

    Zagueiro: Dayot Upamecano (França) o sucessor de Beckenbauer.

    Zagueiro: Samuel Umtiti (França) segurança e eficiência na marcação.

    Lateral Esquerdo: Andreas Brehme (Alemanha) o melhor que vi na sua posição.

    Volante Defensivo: Lothar Matthäus (Alemanha) um jogador completo ganhou tudo que tinha pra ganhar, exceto a Liga dos Campeões. Beckenbauer teria dito que não foi Matthäus quem não teve a honra de erguer o troféu da Liga dos Campeões, e sim o troféu que não teve a honra de ser erguido por Matthäus.

    Volante Ofensivo: Leon Goretzka (Alemanha) o talento do século.

    Meia Armador: Toni Kroos (Alemanha) o maestro.

    Meia Armador: Kevin De Bruyne (Bélgica) um jogador estupendo! Me agrada ao velo jogar.

    Atacante: Timo Werner (Alemanha) um fenômeno.

    Atacante: Harry Kane (Inglaterra) matador nato.

    Técnico: Massimiliano Allegri (Itália) “un vero campione.”

    FORZA INTER!

  57. O maior jogador de todos os tempos foi o Lothar Matthäus.
    Atualmente eu escalaria o meu time numa 4-3-3, com exceção ao Lothar Matthäus que ao meu ver foi o jogador mais completo e vitorioso do mundo.

    Goleiro: Gianluigi Donnarumma (Itália) a muralha.

    Lateral Direito: Andrea Conti (Itália) incansável.

    Zagueiro: Davinson Sánchez (Colômbia) o sucessor de Beckenbauer.

    Zagueiro: Samuel Umtiti (França) segurança e eficiência na marcação.

    Lateral Esquerdo: Benjamin Mendy (França) um lateral completo.

    Volante Defensivo: Lothar Matthäus (Alemanha) um jogador completo ganhou tudo que tinha pra ganhar, exceto a Liga dos Campeões. Beckenbauer teria dito que não foi Matthäus quem não teve a honra de erguer o troféu da Liga dos Campeões, e sim o troféu que não teve a honra de ser erguido por Matthäus.

    Volante Ofensivo: Leon Goretzka (Alemanha) o talento do século.

    Meia Armador: Kevin De Bruyne (Bélgica) é estupendo. Me agrada ao velo jogar!

    Ponta Direita: Federico Chiesa (Itália) o garoto prodígio.

    Ponta Esquerda: Thomas Lemar (França) um fenômeno.

    Centroavante: Harry Kane (Inglaterra) matador nato.

    – Grazie di tutto Lothar!

  58. Serginho

    Certamente Pelé está em outro patamar, deixar o Garrincha fora do Top 5, acho um exagero dizer que um jogador ganhou uma copa sozinho, se o Maradona e o Romário ganharam uma copa sozinho, vocês precisam assistir os jogos do Brasil na copa de 1962 e ver o que o extraordinário Garrincha fez, disputou 3 copas, verificam quantas derrotas e teve, francamente, é preciso rever as pesquisas, Di Stéfano Maradona, Cruyff. Como o Gerson disse, você vai ver qualquer outro jogador, até um Pelé você vai ver nascer, um Garrincha nunca mais, nunca mais, jogador como ele, nunca mais, desconcertante como ele, habilidoso e inteligente como ele nunca mais…. tô assinando em baixo.

  59. Matéria bem interessante! Eu citaria o Lothar Matthäus e o Bobby Charlton como os jogadores mais completo e vitorioso de todos os tempos. Quanto ao Matthäus infelizmente faltou o título da Liga dos Campeões.
    Beckenbauer teria dito que não foi Matthäus quem não teve a honra de erguer o troféu da Liga dos Campeões, e sim o troféu que não teve a honra de ser erguido por Matthäus.

    Atualmente eu escalaria o meu time numa 4-5-1.

    Goleiro: Alisson Becker (Brasil) o milagroso.

    Lateral Direito: Djibril Sidibé (França) um lateral versátil. Pode atuar tanto na lateral direita, quanto na lateral esquerda.

    Zagueiro Central: Milan Škriniar (Eslováquia) segurança e eficiência na marcação.

    Quarto Zagueiro: Aymeric Laporte (França) a muralha.

    Lateral Esquerdo: Benjamin Mendy (França) incansável.

    Volante Defensivo: Julian Weigl (Alemanha) o metrônomo.

    Volante Ofensivo: Leon Goretzka (Alemanha) o sucessor de Matthäus.

    Meia Direita: Riyad Mahrez (Argélia) classe pura.

    Meia Esquerda: Thomas Lemar (França) um fenômeno.

    Meia Armador: Kevin De Bruyne (Bélgica) é estupendo. Me agrada ao velo jogar!

    Centroavante: Harry Kane (Inglaterra) matador nato.

    – Grazie di tutto Lothar!

    – Force City!

    Ótimo post, forte abraço meu caro!

  60. The best players are Lothar Matthäus and Bobby Charlton.

  61. Luiz Fernando R. dos Santos

    Um jogador profissional de futebol deve ser avaliado sob 3 aspectos: técnica (chute, domínio, cabeceio, desarme, controle, drible), força física (arrancada, aguentar choque, salto, resistência) e capacidade emocional (suportar pressão, enfrentar adversidades, capacidade de decidir jogos difíceis, superar momentos adversos). Acrescente precocidade, carisma e longevidade, e teremos o resumo do jogador completo. Acrescente um nome, e teremos PELÉ.

  62. Luiz Fernando R. dos Santos

    A seleção de todos os tempos: Yashin, Carlos Alberto, Bobby Moore, Beckenbauer e Nilton Santos. Didi, Maradona e Cruyff. Garrincha, Pelé e Puskas.

  63. Jander

    Pelé, sem dúvida é incomparável pela características como jogador em todos os fundamentos, até no gol ( de uma partida onde ele virou goleiro e saiu bem). Ele não foi escolhido em nenhuma Copa em que o Brasil foi campeão. 1958 ( Didi, Vavá), 1962 (Garrincha , Amarildo), 1970 ( Jairzinho, Gérson, Tostão, Rivellino e Pelé), fez 1281 gols, mas jogando no Brasil.
    D´ Stefáno jogou na Europa onde o futebol era mais forte em todos os aspectos, Maradona e Cruyff também, Messi e Cristiano Ronaldo jogam num futebol pobre de valores eles são gênios porque o futebol tecnicamente acabou e difícil de assistir. Então: Pelé, D´Stefano, Maradona e Cruyff são os melhores de todos os tempos. no Brasil, Pelé, Leônidas da Silva, Arthur Fredereinch, Garrincha, Zizinho, Rivellino, Zico, Ademir da Guia, Dirceu Lopes, Dida, Tostão, Romário , Didi, Ronaldinho Gaúcho, Ademir Menezes são os melhores de todos os tempos.

  64. Eu discordo em relação a alguns jogadores e treinadores:
    . No lugar do Jupp Heynckes, eu colocaria o Rinus Michels.
    . No lugar do Daniel Passarella, eu colocaria o Bobby Moore.
    . No lugar do César Luís Menotti, eu colocaria o Enzo Bearzot.
    . No lugar do Zico, eu colocaria o Ronaldinho.
    . No lugar do Zagallo que foi um péssimo treinador, eu colocaria o Juan Alberto Schiaffino que foi um jogador excepcional.
    . No lugar do Just Fontaine, eu colocaria o Ferenc Puskás.
    . No lugar do Arsène Wenger embora tenha seja um bom treinador, eu colocaria o Roberto Baggio que a meu ver foi um camisa 10 nato, carregando a Azzurra nas costas na copa de 94, porém chegou contundido na decisão, caso contrário a história poderia ter sido diferente.
    E quanto ao meu top 5, seria:
    1) Pelé (Brasil)
    2) Maradona (Argentina)
    3) Franz Beckenbauer (Alemanha)
    4) Lothar Matthäus (Alemanha)
    5) Bobby Charlton (Inglaterra)
    Pois na minha concepção o jogador pra está entre os maiores, ele tem que ganhar uma Copa do Mundo como no caso desses 5 que eu citei acima.

  65. A meu ver Lothar Matthäus e Bobby Charlton foram os jogadores mais completo e vitoriosos de todos os tempos.

  66. A meu ver os maiores jogadores de todos os tempos foram Lothar Matthäus e Bobby Charlton, pois ambos foram os jogadores mais completos e vitoriosos de todos os tempos.

  67. A meu ver o maior jogador do século foi o Lothar Matthäus, pois foi o jogador mais completo e vitorioso de todos os tempos. Em seguida o Bobby Charlton que em sua época foi o jogador mais talentoso e vitorioso do mundo.
    Quanto ao Matthäus infelizmente faltou o título da Liga dos Campeões.
    Beckenbauer teria dito que não foi Matthäus quem não teve a honra de erguer o troféu da Liga dos Campeões, e sim o troféu que não teve a honra de ser erguido por Matthäus.

    • Os 5 reis do futebol mundial são:

      . Década de ‘60 – Bobby Charlton (Inglaterra) Campeão do mundo em 1966.

      . Década de ‘70 – Franz Beckenbauer (Alemanha) Campeão do mundo em 1974.

      . Década de ‘80 – Diego Armando Maradona (Argentina) Campeão do mundo em 1986.

      . Década de ‘90 – Lothar Matthäus (Alemanha) Campeão do mundo em 1990.

      . Década de ‘2000 – Gianluigi Buffon (Itália) Campeão do mundo em 2006.

      Quanto ao Lothar Matthäus eu posso afirmar que foi o melhor jogador do século, pois foi o jogador mais completo e vitorioso da história, infelizmente faltou o título da Liga dos Campeões.
      Beckenbauer teria dito que não foi Matthäus quem não teve a honra de erguer o troféu da Liga dos Campeões, e sim o troféu que não teve a honra de ser erguido por Matthäus.
      Em seguida eu diria o Bobby Charlton, que em sua época foi o jogador mais talentoso e vitorioso do mundo.

      Obrigado por tudo Lothar!!
      Obrigado por tudo Sir Bobby Charlton!!

  68. Os 5 reis do futebol são:

    .Década de ‘60 – Bobby Charlton (Inglaterra)

    .Década de ‘70 – Franz Beckenbauer (Alemanha)

    .Década de ‘80 – Diego Armando Maradona (Argentina)

    .Década de ‘90 – Lothar Matthäus (Alemanha)

    .Década de ‘2000 – Ronaldo Nazário de Lima (Brasil)

  69. Bart

    No fim das contas não existem unanimidades, nem entre os especialistas-jornalistas, nem nos craques que viram ou jogaram com estas lendas. Como não vi uma grande parte destes gênios, analisando as opiniões em geral eu fiz uma divisão por patamares:
    1º Patamar – Pelé, Messi, Maradona, Cruyff, Di Stéfano e Garrincha;
    2º Patamar – Beckenbauer, Platini, Zidane, Puskas, Zico, Romário, Ronaldo, van Basten, Cristiano Ronaldo, Eusébio, Bobby Charlton, George Best e Stanley Matthews;
    3º Patamar – meias como Rivellino, Rivera, Schiaffino etc, atacantes como Gerd Muller, Sindelar etc, e os grandes zagueiros e laterais, C. A. Torres, Baresi, N. Santos, Maldini, Figueroa etc.
    Dúvidas: Ronaldinho entra no 2º ou 3º patamar e o Lev Yashin – 1º ou 2º?
    Separando assim creio que os postulantes a melhor de todos os tempos são separados dos gênios de cada posição. Abç.

    • Comment by post author

      Otávio Pinto

      Ótimo comentário! Eu acrescentaria Beckenbauer (não sei o que mais um defensor poderia ter feito na carreira) e Cristiano Ronaldo (pelas conquistas individuais e coletivas) no primeiro escalão.

  70. Bart

    Quanto as dúvidas gostaria de saber a sua opinião.
    Ronaldinho pertence a qual patamar?
    E dá para colocar goleiro na mesma medida dos jogadores de linha? Se sim esse representante seria Yashin ou Buffon? Abç.

    • Comment by post author

      Otávio Pinto

      Ronaldinho, em razão do auge fantástico, tem argumentos para figurar no segundo escalão. Entretanto, o incluiria no terceiro por ter praticamente desistido do futebol em mais alto nível antes dos 28 anos. Quanto aos goleiros, acho que pertencem a uma categoria à parte. Yashin e Buffon seriam minhas escolhas para um primeiro escalão. Talvez haja espaço para atletas como Dino Zoff, Gordon Banks e Sepp Maier.

  71. Bart

    Vou aproveitar seu site para publicar mais uma das minhas teses (se não for incômodo).
    Creio que existem três tipos básicos de carreiras futebolísticas:

    Tipo A – o jogador que além de talento, investe em treinos, busca uma vida regrada, e, dentro de seu contexto temporal, os melhores métodos e tecnologias para desenvolver ao máximo seu talento. Por fim tem uma certa sorte de não desenvolver nenhuma lesão séria, que atrapalhe este processo; sorte essa que é muito ajudada pela conduta retro exposta. Exemplos: Pelé, Messi, Cristiano Ronaldo, Stanley Matthews, Beckenbauer, Paolo Maldini e Cafu (um arquétipo);

    Tipo B – o jogador que tem ambição e conduta semelhante ao tipo A, mas que por infortúnios físicos ou contusões provocadas por terceiros, tem seu apogeu abreviado em razão disso. Exemplos: van Basten, Tostão, Kaká, Ronaldo fenômeno, Nesta, Eusébio, Zico e Duncan Edwards (exemplo mais radical);

    Tipo C – jogador que, muitas vezes sequer teve lesões sérias na carreira, todavia, não possui ambição semelhante ao tipo A, nem gosta de investir muito tempo e esforço em treinamento. Um bom resumo é a frase “treinar pra quê, se eu já sei o que fazer”. Possui interesses incompatíveis com o esporte de alto nível. Exemplos mais evidentes: Romário, George Best, Maradona, Ronaldinho Gaúcho, Garrincha e Adriano imperador, ou seja, são todos arquétipos hehehe.

    Destes tipos básicos podemos extrair jogadores intermediários, tipo o Cruyff e Zidane (mistura do tipo A e C), que não eram burladores de treino mas não dispensavam o cigarro. Ou Platini, que também não fugia do treino, mas parou cedo demais porque, dizem, não aguentava mais o ritmo de alto rendimento (tipo A e B).
    Por fim temos os casos de Reinaldo do galo e Coutinho do peixe, que, se não eram os mais dedicados aos treinos, foram mais prejudicados pelas lesões que, à época, abreviaram em muito suas carreiras (mistura do tipo B e C).
    Di Stéfano e Puskás foram prejudicados mais por contextos políticos, do que pelas pontuais lesões que tiveram.

    O resultado é que os jogadores do tipo B e C, têm grandes chances de construir uma carreira inferior ao que sua técnica lhes permitiria.
    Já os do tipo A ficarão entre ter uma carreira proporcional ao seu talento, ou até mesmo maior (caso, em minha opinião, do Cafu).
    Claro que incidem nessa equação muitas outras variáveis, principalmente quando se trata de esportes coletivos.

    Abç.

  72. A meu ver os três melhores jogadores de todos os tempos foram Johan Cruyff, Lothar Matthäus e Roberto Baggio.

  73. Mauro Penha

    Caro Otávio!
    vou voltar a postar comentários, ok!

  74. Mauro Penha

    Nobre Otávio! estou de volta

  75. Mauro Penha

    Nobre Otávio!
    Hoje se foi um dos grandes: Gerd Muller

  76. Mauro Penha

    Otávio, bem lembrado a sua menção à CR7…o cara relamente ta fazendo, ou já fez por onde estar entre os 10 mais.

  77. Mauro Penha

    Otávio, tenho que admitir: Nunca vi um jogador tão decisivo, principalmente s elevarmos em conta os quase 37 anos de idade, como o CR7, o que esse cara está fazendo peli limitadíssimo Manchester.
    Não srá nenhum exagero colocá-lo entre os 5 mais de todos os tempos.
    são 798 gols oficiais na carreira , jogando na Europa. Temos que passar a analisar direitinho esses feitos.
    abraço!

  78. Mauro Penha

    Saudações , Otávio!
    Não postaram mais comentário???

Leave a Reply

Loading Facebook Comments ...
//inicio clever