Futebol, política, religião, cultura, história e outros assuntos interessantes

História, Política

Lênin disse isso?

Foto por Keystone/Getty Images, retirada de: http://s.newsweek.com/sites/www.newsweek.com/files/2016/01/20/lenin.jpg

Share Button

Enquanto preparo um post completo sobre frases jamais proferidas por personagens históricos, um amigo e leitor deste blog requisitou que adiantasse a parte a respeito de Vladimir Lênin. Pois bem, escrevo aqui sobre uma afirmação (“Xingue-os do que você é, acuse-os do que você faz”) e um texto (“O decálogo”) que costumam ser atribuídos ao revolucionário russo.

1 –

 DECÁLOGO DE LENIN

1.Corrompa a juventude e dê-lhe liberdade sexual;

2.Infiltre e depois controle todos os veículos de comunicação de massa;

3.Divida a população em grupos antagônicos, incitando-os a discussões sobre assuntos sociais;

4.Fale sempre sobre Democracia e em Estado de Direito, mas, tão logo haja oportunidade, assuma o Poder sem nenhum escrúpulo;

5.Colabore para o esbanjamento do dinheiro público;

6.Coloque em descrédito a imagem do País, especialmente no exterior e provoque o pânico e o desassossego na população por meio da inflação;

7.Promova greves, mesmo ilegais, nas indústrias vitais do País;

8.Promova distúrbios e contribua para que as autoridades constituídas não as coíbam;

9.Contribua para a derrocada dos valores morais, da honestidade e da crença nas promessas dos governantes. Nossos parlamentares infiltrados nos partidos democráticos devem acusar os não-comunistas, obrigando-os, sem pena de expô-los ao ridículo, a votar somente no que for de interesse da causa socialista;

10.Procure catalogar todos aqueles que possuam armas de fogo, para que elas sejam confiscadas no momento oportuno, tornando impossível qualquer resistência à causa…

O “Decálogo de Lênin”, amplamente repetido em sites nacionais, nada mais é que uma versão abrasileirada de um documento apócrifo, supostamente soviético, difundido nos Estados Unidos há décadas, intitulado “Rules for Revolution” (Regras para a Revolução),  transcrito a seguir:

A. Corrupt the young. Get them away from religion. Get them interested in sex. Make them superficial, destroy their ruggedness.
B. Get control of all means of publicity and thereby:
1. Get people’s minds off their government from religion [sic]. Get them interested in sex, books and plays and other trivialities.
2. Divide the people into hostile groups by constantly harping on controversial matters of no importance.
3. Destroy the people’s faith in their natural leaders by holding these latter up to ridicule, obloquy, and contempt.
4. Always preach true democracy, but seize power as fast and as ruthlessly as possible.
5. By encouraging government extravagance, destroy its credit, produce fear of inflation with rising prices and general discontent.
6. Foment unnecessary strikes in vital industries, encourage civil disorders and foster a lenient and soft attitude on the part of government toward such disorders.
7. By specious arguments cause the breakdown of the old moral virtues: honesty, sobriety, continence, faith in the pledged word, ruggedness.
C. Cause the registration of all firearms on some pretext, with a view to confiscating them and leaving the population helpless.

TRADUÇÃO LIVRE:

A. Corrompa os jovens, afaste-os da religião. Faça com que se interessem por sexo. Torne-os superficiais, destrua sua robustez.
B. Controle todos os meios de publicidade e assim:
1. Mantenha as mentes das pessoas desligadas do governo e da religião. Torne-os interessados em sexo, livros, peças e outras trivialidades.
2. Divida as pessoas em grupos hostis ao, constantemente, insistir em assuntos controversos sem importância.
3. Destrua a fé das pessoas nos seus líderes naturais ao ridicularizá-los de desprezá-los.
4. Sempre pregue uma democracia verdadeira, mas tome o poder o mais rápido e impiedosamente possível.
5. Ao encorajar a extravagância governamental, destrua sua reputação, produza pavor de inflação com aumento de preços e descontentamento geral.
6. Fomente greves desnecessárias em indústrias vitais, incentive a desordem civil e alimente uma atitude leve do governo contra essa desordem.
7. Através de argumentos capciosos, cause a ruptura das antigas virtudes morais: honestidade, sobriedade, continência, fé na palavra empenhada, robustez.
C. Faça, sob algum pretexto, com que todas as armas sejam registradas, com o objetivo de confiscá-las e deixar a população indefesa.

Facilmente, pode-se perceber que o “Decálogo de Lênin” constitui mera repetição adaptada das “Regras para a Revolução” (que jamais foram atribuídas ao revolucionário russo). Deste modo, surge uma pergunta óbvia: este último documento é verdadeiro? A resposta é negativa, segundo lecionam Paul F. Boller Jr. (falecido em 2014, era historiador, Ph.D. por Yale e Professor Emérito da Texas Christian University) e John George Jr. (Ph.D., professor aposentado de Ciências Políticas na Central State University), nas páginas 114-116 do livro  “They never said it: a Book of Fake Quotes, Misquotes, and Misleading Attributions (“Eles nunca disseram: um livro de citações falsas, errôneas e enganosas”), publicado pela Universidade de Oxford (tradução livre):

Uma virtual abundância de citações malucas para serem utilizadas pela direita irritadiça assim que necessário, as chamadas ‘Regras para a Revolução’ supostamente se originaram no ‘secreto quartel general soviético’ em Düsseldorf, Alemanha, logo após a segunda guerra mundial, e foram parar às mãos de dois oficiais da inteligência aliada, entre eles, o Capitão Thomas Baber, que disse ter infiltrado o local. Entretanto, por alguma razão, o documento não apareceu até 1946, quando foi apresentado na edição de fevereiro de uma publicação britânica chamada ‘New World News’. Por conseguinte, o ‘American Opinion’ da ‘John Birch Society’, deu importância ao documento, como também fizeram os porta-vozes da extrema direita, Dan Smoot, Frank Capell, e Billy James Hargis. Nos anos 1970, a NRA (Associação Nacional de Rifles) entrou em cena. No ‘The American Rifleman’, órgão da NRA, em janeiro de 1973, o editor Ashley Halsey relatou que o Capitão Barber, um dos agentes da inteligência que supostamente capturara o documento ‘Regras para a Revolução’ em Düsseldorf, deixou uma cópia manuscrita de próprio punho, antes da sua morte em 1962.

Mas as ‘Regras’ são obviamente falsas; não aparentam ser nem um pouco de 1919. Conservadores respeitáveis como William F. Buckley,Jr., M. Stanton Evans, e James J. Kilpatrick, classificaram o documento como uma falsificação. Ele foi denominado como uma farsa pelo boletim anticomunista, o ‘Combat’. Uma cuidadosa pesquisa nos arquivos do FBI, CIA, Subcomitê de Segurança Interna do Senado, e nas Bibliotecas do Congresso, falhou em apresentar qualquer vestígio ‘das regras’. J. Edgar Hoover, falecido diretor do FBI, declarou que se pode ‘especular logicamente que o documento é espúrio’. Ainda assim, continuou a ser citado como autoridade nos anos 80.

O decálogo de Lênin é verdadeiro ou falso? Lênin disse "acuse-os di que você faz, chame-os do que você é?". Foto retirada de: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/b/b9/Lenin.jpg/225px-Lenin.jpg

O decálogo de Lênin é verdadeiro ou falso? Lênin disse “acuse-os do que você faz, chame-os do que você é?”. Link original da foto.

2 –  

XINGUE-OS DO QUE VOCÊ É, ACUSE-OS DO QUE VOCÊ FAZ” 

Em vários sites brasileiros (principalmente, os críticos da esquerda), encontra-se alguma versão da frase acima (também costuma ser relatada, por exemplo, como: “Acuse os adversários do que você faz, chame-os do que você é”). Por outro lado, nas páginas em inglês, há raras menções a afirmações similares ligadas a Lênin.

Nenhum autor brasileiro de matérias na internet, ainda quando questionado por seus leitores, aponta uma fonte primária comprovadamente autêntica da suposta citação. Pesquisei e, outrossim, não encontrei nada. A explicação mais provável é a de que se trata apenas de outra farsa online. Inclusive, acredito que tenha sido formulada originalmente da seguinte maneira: um amálgama entre outra frase falsa de Lênin e um trecho de um texto apócrifo na internet. Explico a seguir.

“Destroying all opposition by invective slander, smear, and blackmail is one of the techniques of Communism” (“Destruir toda a oposição através de calúnia, difamação e chantagem é umas das técnicas do Comunismo”). Nos Estados Unidos, esta afirmação é atribuída a Lênin em mais de 8960 sites. Entretanto os supramencionados Paul F. Boller Jr. e John George Jr, explicam, na página 70 do seu livro, que a citação, originalmente, apareceu em uma das publicações do evangelista Billy James Hargis nos anos 60, e que especialistas soviéticos na biblioteca do congresso americano não encontraram nenhuma informação nesse sentido. Ademais, Julian Williams, gerente de pesquisa de Hargis naquela década, admitiu que a citação “parece ser uma daquelas ocasiões nas quais alguém inventou uma frase de Lênin para se encaixar nas táticas do comunismo”.

Em 728 páginas na internet, encontramos um texto apócrifo (publicado em sites ultradireitistas) chamado The Tactics of Disinformers (As táticas dos “desinformantes”), que contém o seguinte trecho: “Always accuse your adversary of whatever is true about yourself… (“Sempre acuse seus adversários do que é verdadeiro sobre você mesmo…”). Ora, pode-se perceber facilmente sua semelhança com a suposta citação de Lênin.

Há, portanto, três informações importantes para alcançar uma conclusão sobre o tema:

  1. A “citação de Lênin” aparenta ser difundida apenas em sites brasileiros críticos da esquerda;
  2. Há uma comprovada frase falsa de Lênin que menciona calúnia e difamação como táticas do comunismo;
  3. Em sites ultradireitistas americanos, encontramos o seguinte trecho num texto apócrifo: “sempre acuse seus adversários do que é verdadeiro sobre você mesmo”.

Assim, em razão desses três pontos, considero plausível acreditar que a falsa citação teve sua origem quando algum brasileiro, por conhecer a pretensa frase de Lênin sobre calúnia e difamação, criou uma versão em português do trecho do texto americano e a atribuiu ao revolucionário russo.


Se você gostou deste post, recomendo:

O Papa e os movimentos sociais – Francisco não é comunista, apenas católico.

Direita e esquerda no Brasil: ainda existem diferenças ideológicas entre os partidos?

A Constituição de 1988 e a ascensão da extrema direita no Brasil.

Share Button

142 Comments

  1. Murilo Reis

    Muito bom trabalho, parabéns.

    • Comment by post author

      Otávio Pinto

      Obrigado, Murilo Reis!

      • marco

        falso ou não sem duvida Lenin devia pensar assim e seu decalogo mesmo nao sendo dele explica todo o lixo que é o comunismo

    • Antônio Pupo

      Se a frase é verdadeira ou não, dá pra perceber a implantação sutil desses métodos hoje aqui no Brasil. Basta parar um pouco e prestar atenção nas atitudes dos últimos governos esquerdistas . É bem peculiar a forma de como governam, os métodos estão aí, bem claros. Juventude perdidas, falam muito em democracia, a polícia não reprime manifestações, tiraram as armas das pessoas, os políticos são quase todos corruptos, etc.
      Se a frase é ou não é de Lênin, o que interessa é que a esquerda está colocando-a em prática.

      • Se “não interessa” se os textos são de Lenin ou não, por que se deram ao trabalho de atribuí-los a Lenin? Por que a mentira?

        • Arthur Dornas

          Pq há um movimento d usar qualquer coisa depreciativa e associar ao Comunismo para deslegitimar qualquer posição da “esquerda”

          • Marcelo

            Oras, você não leu a frase comprovada?
            “calúnia e difamação como táticas do comunismo”

            Deslegitimar o quê, então? O comunismo matou milhões. A frase criada “acuse-os daquilo que você é” é bem pertinente e cabe para qualquer hipócrita. Os comunistas são hipócritas.

        • Rodrigo Rodrigues

          Olá Juan, boa tarde. Entendo eu que, lá atrás, quando começou a se atribuir a frase a Lênin, era importante; “estratégico” (de ponto de vista argumentativo) atribuir a frase a ele para causa r impacto. Hoje é possível observar mais claramente que, embora não seja frase dele, é um comportamento real e utilizado para causa r algum tipo de dano… Eu concluo isto.

        • André

          É obvio que vão dizer que é mentira, afinal a mídia e muitos escritores e blogueiros são de esquerda

          • JoãoCBKuzze

            De pleno acordo, André.
            Grande parte do jornalismo e intelectulóides da esquerdofrenia tiveram suas mentes obturadas nas universidades. Esses caras, além da doutrinação de Professores irresponsáveis, só leram o enfadonho “O Capital” , os cadernos do Gramsci, as patacoadas do Lenin… São, na verdade, em razão da mutilação cerebral que sofreram, adoecidos por um fanatismo estúpido.

          • Guilherme

            Tá, mas você pode provar né? Mas é óbvio que você vai dizer na tora que é verdade porque você quer que seja. Direita fanática não faz referéncia bibliográfica.

          • Ronald Loma

            Verdade. Não foi Lenin. Foi o dia o. Huashhuashhuash

      • Rogério Frank Lopes Bras

        Antônio Pupo: Concordo com você plenamente.

      • Markus

        Assino embaixo, Antonio Pupo.

      • Victor Borges

        Foi exatamente o que pensei quando li todo este artigo enchendo linguiça. Não sei a ideologia do autor desse blog, mas nitidamente ele tenta desqualificar o dito decálogo, mas na prática, é o que a esquerda vinha seguindo à risca no nosso país. Esse é um fato que não pode ser negado, independente de ser ou não do maldito Lênin as frases amplamente disseminadas.

      • ANTONIO MARCOS ROCHA

        Falou tudo … o que vale é o que acontece no mundo real… e essas e outras coisas piores foram implementadas sim pela esquerda porca leninista ou não stalinista ou não trotskista ou não !!

      • Marisa Ferrer

        Espantada! Concordo com os comentários! Seguem a risca aqui no Brasil!

      • Fernanda

        PERFEITO!!!!

      • Nancy

        Verdade! Dividir o povo para dominá lo ! É isso que a esquerda quer! Todos os ditadores desarmaram o povo ! Tudo a ver com o governo de esquerda!

      • Tj

        Exatamente . Os ” historiadores ” falam tanto que e falso essas situações , mais todo dia vemos elas sendo aplicadas.
        HIPÓCRITAS.

      • Danilo

        Perfeito.

      • Fernando Xavier

        Não é só no Brasil,mas sim no mundo inteiro! Assim eles controlam o mundo,e pode-se verificar de fato, que todas as citações referidas neste texto estão totalmente implementadas no nosso sistema. Basta analisar as redes sociais, a tv e o sistema politico , para perceber logo como estas citações não só fazem total sentido, como estão completamente enraizadas no nosso quotidiano..

      • verdade, por isso o lula fala tanta besteira lá fora

  2. Fabio

    No livro comunista nu de Cleon Skolsen ele relata todas estas citações, não com as mesmas palavras, mas com o mesmo sentido. Ele era comunista e ensinou táticas comunistas certamente deve ter aprendido em algum lugar ou o próprio lúcifer o ensinou pois é muita merda ( perdão da palavra chula ).

    • Comment by post author

      Otávio Pinto

      Obrigado pelo comentário, Fabio.
      W. Cleon Skolsen era adepto de teorias conspiratórias e membro da conservadora “John Birch Society”, organização que ajudou a propagar a farsa.
      Paul F. Boller Jr. e John George Jr. na citação transcrita no meu post: “Por conseguinte, o ‘American Opinion’ da ‘John Birch Society’, deu importância ao documento, como também fizeram os porta-vozes da extrema direita, Dan Smoot, Frank Capell, e Billy James Hargis”.

      • gato preto

        Mais uma vez os extremo-direitistas, conservadores, como eu, propagando mentiras né? Coitadinhos, vocês são tão caluniados, acho que o pacto Molotov-Ribbentrop era mentira também, mais uma teoria da conspiração, afinal Hitler era de extrema-direita não é verdade.
        Desculpa tá, afinal Karl Marx não era racista, Lênin não mandou metralhar ninguém, Che não assassinou, Fidel e Raul não são traficantes de drogas ao contrário do que diz o livro Red cocaine de Joseph Douglas, tudo foi culpa do general Ochoa, Mao não prendeu ninguém no laogai.

        • Comment by post author

          Otávio Pinto

          Obrigado pelo comentário, gato preto. Não sou marxista/comunista, mas posso citar aqui o grande Papa Francisco (Sumo Pontífice da minha Igreja) para lhe dizer: “na minha vida, conheci muitos marxistas boas pessoas; por isso, não me sinto ofendido”.
          Abraço.

          • ANTONIO MARCOS ROCHA

            Uma pequena correção…a expressão “minha Igreja” deve ser evitada pois o termo “minha” é ambíguo pois tanto pode significar pertença como posse … contudo existe uma tendência natural de se entender o termo na segunda acepção. Penso que essa expressão deveria ser reservada a quem É DE DIREITO: O PRÓPRIO JESUS SENHOR DE TODOS NÓS E DA IGREJA!

            ELE DISSE : “Tu és Pedro e (…) edificarei a MINHA Igreja”

          • Comment by post author

            Otávio Pinto

            Ótima observação, Antonio. Bom esclarecer que falei de minha filiação.

          • Rafael Almeida

            Boas pessoas podem ser marxistas ou não, como de direita ou não, mas, os poderosos de esquerda, os marxistas que tiveram algum tipo de poder, foram todos déspotas ditadores, jamais sem embasaram na democracia, sempre foi com uso de força, crueldade E MUITA ROUBALHEIRA que conseguiram qualquer tipo de poder, e, quando o tiveram, só usaram para o mal, roubaram, só faziam promover orgias e, com teses de conspirações, arrumavam desculpas para destruir os países que governavam com aplicações patéticas do pouco dinheiro que tinham, em fantasias militares e mais orgias para os poderosos, com todo respeito, ignorantes sem preparo, gente tipo lulas e dilmas, uns avacalhados eleitos pelos absolutamente ignorantes e pela esquerda caviar, uns seres que romperam em definitivo com a inteligencia pois apanhavam na escola e nunca conseguiram pegar mulher sem pelo no suvaco.

          • José Lacerda

            Eu também conheci alguns. Porém nenhum honesto.

        • Veneno pra matar direitista é História

          Hitler fez mais de 10 pactos com paises capitalistas antes de fazer com a Russia.
          Karl Marx era tao racista que foi por inspiração dele que aconteceu os movimentos de resistência na Africa inclusive contra o direitista Apartheid. Agora vamos falar dos Anjinhos direitistas com Rei Leopoldo, Cardeal Tiso e varios outros.

          • JArbas Marinho

            KKKKKKKKKKKKKKKKKK
            Veneno pa esquerda caviar é TRABALHO, realmente, não gostam, não fazem, e, por isso, continuam pobres. Não de grana, alguns até desviaram meu dinheiro com a Lei Rouanet, outros fingindo trabalhar para o desgoverno petista ( que somente alguem com extrema ignorancia, burrice e péssimo caráter, pode defender), mas, de fato, são uns pobres vagabundos, miseráveis de cabeça, desonestos, tipo os Gils e Caetanos da vida, não passam de vermes a toa, mas se vangloriam como pensadores… Mas jamais trabalharam.

          • Juca do baile

            Cara, dá uma lida no manifesto comunista.

          • Cara olha o resultado real da África hoje. Todos os países absolutamente miseráveis passaram por processos revolucionário financiados pela URSS na guerra fria. Como vc vem aqui se gabar de “Resistência africana”

        • Ana Paula

          Obrigada! Um respiro de bom senso em meio a toda uma página de horrendas afirmações!

        • ANÚBIS

          Gato preto, se você está postando isso você está mentindo sim.

      • ANTONIO MARCOS ROCHA

        Entendi : o fato do autor pertencer a um organização conservadora, já o descredencia E SUA FRASE DÁ A ENTENDER QUE ESSAS AFIRMAÇÕES APARECEM PELO SIMPLES FATO DELE PERTENCER A UM ORGANIZAÇÃO CONSERVADORA… ´PORÉM NA OUTRA PONTA alguém pertencer a uma célula de esquerda é fato positivo e uma boa credencial … entendi senhor OTÁVIO….

    • Amir

      Cleon Skousen comunista?! kkkkk sabe muito!

  3. Marcelo Moura Baptista

    Para os seguidores da seita Lenin foi um exemplo de democrata humanista, implantou a Deskulakização, os Gulgs e o Holodomor o Holocausto Ucraniano, tudo em pró de dias melhores para à humanidade. Seu exemplo de democrata é seguido até hoje.

    • arthur

      Lenin nem tava vivo no Holodomor. E o que tem de errado com a deskulakização?

    • Veneno pra matar direitista é História

      Otimo, agora vamos conversar sobres as atrocidades dos direitistas Racistas Rei Leopoldo, Churchill, Cardeal Tiso e tantos outros lixos que a direita nos legou.

      • Veneno para matar direitista é história
        Se vc for tentar levar o debate para quem foi mais sanguinário na história, facilmente vc chegará a conclusão de que: Conte a história que vc verá um esquerdista completamente mudo mesmo sem ser.

    • Victor Hugo

      Os gulags ou coisa parecida eram as prisões que já existiam em todos os reinos… O Czar mandava pra gulags…
      Aqui no reino de Portugal se mandava pras galés .. Sabe o que é uma galera?
      O povo brasileiro gosta tanto de acreditar em mentiras que quando alguém tenta avisar que estão mentindo pra você e você está sendo enganado, de novo, você acha ruim? Sim os comunistas mentiram. Os nazifascistas mentiram. Os reis mentiram. Ok… Então você acha mesmo que esses conservadores reacionários também não estão mentindo? Quem avisa amigo é.

      • Yuri Loureiro

        pra quem se diz esclarecido e iluminando como você se anuncia, a sentença idiotizantemente generalizadora “O povo brasileiro gosta tanto de acreditar em mentiras…” já te classifica como de opinião parcial, não confiável. Ranço de colonização dizer que brasileiro é burro. Tua máscara caiu.

      • Yuri Loureiro

        “O povo brasileiro gosta tanto de acreditar em mentiras que quando alguém tenta avisar que estão mentindo pra você e você está sendo enganado, de novo, você acha ruim?”… só essa sentença arrogante com ranços de revanchismo colonial já dá o descrédito suficiente pra parcialidade e “boa intenção” instrucional do seu comentário.

  4. Rodrigo S B

    É evidente que esses documentos são falsos quanto à sua origem – os líderes soviéticos e comunistas jamais divulgariam suas reais intenções e artimanhas dessa forma – mas os documentos não são falsos quanto ao conteúdo prático, pois efetivamente é isso que todas as revoluções comunistas e esquerdistas fizeram ou tentaram fazem em quase todos os países do mundo. Palmas para a propaganda americana, que identificou o cerne da questão e divulgou, de forma prática e certeira como é o melhor da tradição americana!

  5. Edson

    Não seria mais razoável supor que, se essa frase é divulgada apenas por sites de direita, ela fosse cinicamente o exercício de si própria? Inclusive porque parece mais consonante com as práticas da extrema direita (vide Brasil de hoje em dia, com Renan Calheiros e Eduardo Cunha acusando Dilma de corrupção) e porque automaticamente desacreditaria quem fizesse a suposição que faço agora?

    • Julio Dias

      Kkkkkk. Renan e Cunha de extrema direita?
      Renan é aliado de Lula e Dilma.
      Esses caras não tem esquerda ou direita, tem dinheiro no bolso. E Lula e trupe se utilizaram e aprenderam bem isso.

    • Pedro

      Kkkkkkkkk.. só rindo pra não chorar, não é mesmo? O nível de consciência é tão baixo a ponto de ofender a direita chamando esses c……. de extrema direita kkkkk

    • Juca do baile

      Cara, dá uma lida no manifesto comunista. Tem muita coisa semelhante.

  6. gato preto

    Tudo agora é extrema direita, essa é piada boa, quando um comunista se vê acuado nega até que é comunista, diz que é marxista-leninista mas não um comuna igualzinho ao Fidel muitas décadas atras. Nega mil vezes qualquer coisa que tenha dito. Stalin, Mao, Polt Pot, Kim Jong Un, Fidel, ninguém entendeu nada do que Marx disse! Nenhum deles fez atrocidade nenhuma! Somos todos extremo-direitistas caluniando os “heróis” da revolução. Há quem use o termo “comunismo de raiz” para se referir ao puro e verdadeiro comunismo, o resto é tudo mentira, agora vai aparecer alguém dizendo que o Nikita Khrushchev mentiu sobre Stalin, apenas teatrinho. Nada do que Lênin disse sobre o terror vermelho era verdade tudo saiu da cabecinha de Félix Dzerjinsky, a propósito ele também não disse isso:
    “É necessário – secretamente e com urgência – preparar para o terror”
    O Arquivo Mitrokhin: The KGB in Europe and the West. Gardners Books. ISBN 0-14-028487-7, página 34.
    Esse livro também é uma mentira. Apenas mais uma teoria conspiratória.

  7. Raphael

    Pode até ser que seja um hoax. Mas faz sentido. Jovens esquerdistas atrapalhando a fala de um apoiador do bolsonaro, gritando “Fascista! Fascista! Fascista!” e Depois tiram o microfone dele, o empurrão e rsgam sua camisa.
    Pode ate ser que os militantes de direita numa situação análoga tbm fizessem o mesmo, porém eles não chamariam os outros daquilo que eles estão fazendo(chamando os outros de fascista mas tendo atitudes anti-democraticas).
    Talvez por isso a frase tenha caído tão bem na esquerda. Mas se realmente Lénin não disse isso, não devemos dar a ele o crédito. Poderíamos dizer que o autor é qualquer esquerdista modinha brasileiro.

    • Matheus

      Perfeito, Rafael.

    • Yam Sveredrovisk

      Perfeito Raphael! Você fez a leitura exata do que acontece em nosso país na atualidade. Você vê hipocrisia na vida de um esquerdista.

    • RICARDÃO

      NAZISMO CRISTÃO era de EXTREMA-DIREITA, conservador no social e LIBERAL na ECONOMIA.
      Hitler copiou as PRIVATIZAÇÕES do Ministro da Economia Fascista “Alberto De Stefani” ex-aluno de MISES que elogiou o FASCISMO em seu livro “LIBERALISMO” em 1927. Depois procurem no Google por “REICHKONKORDAT” e por “LUDWIG MULLER NAZI” os acordos entre o VATICANO e o NAZISMO e o Pastor chefe dos Evangélicos do III Reich

  8. Luiz Gomes

    Se isso é “uma virtual abundância de citações malucas para serem utilizadas pela direita irritadiça assim que necessário, as chamadas ‘Regras para a Revolução’ ” como dito acima, porque é exatamente o que está acontecendo hoje em dia e sendo ensinado de maneira frenética em escolas, faculdades, universidades, cinemas, novelas, teatros, músicas, ONG’s, coletivos jovens e etc? Será uma coincidência fantástica?

    • Veneno pra matar direitista é História

      Mais um conspiracionista querendo voltar no tempo em que milicos estupravam mulheres.

      • Eron Appel

        “MILICOS ESTRUPAVAM MULHERES”, de onde tu tirou isso? És um boçal, que sequer sabe o que está a falar. Seu idiota, as mulheres continuam sendo estrupadas diariamente, num número centena de vezes maior, nos últimos 20 anos, do que em qualquer outro período da história, é que agora temos dados e a bandidagem comanda esse país, com gente tão atrasada quanto tuas colocações infundadas. Senão, me apresenta uma só prova do que dizes. Vá aprender sobre a verdade, com que a viveu e não com retardados esquerdistas que só fazem locupletar do dinheiro do povo.

  9. roberto

    Não precisa nem ler isso pra saber que a esquerda agi assim. Ele pode não ter dito isso mas quem escreveu observou muito bem as ações da esquerda.

  10. Geno

    Tudo masturbação, um rebate daqui outro “dali” e assim até o fins dos dias.

  11. LEONARDO GOMES DE ALMEIDA

    O panfleto “Como Fazer” de Lenin traz isso tudo. Não está em decálogo e é chato pra caramba de ler. Mas se você tentar pode constatar porque ligaram esse decálogo à Lenin.

  12. Neurivan Maia

    Bandido comunista! Incentivador de péssimas práticas. Não vejo esse modo como revolucionário, vejo como um geconídeo contra os princípios morais e da ética. Tentam preparar a sociedade para o abismo. Isso está ocorrendo e não percebemos ainda. Quando a ficha cair, vamos se sentir traídos pela covardia dos que “Não disse o que disse? não é verdade, não é bem assim?”. Como se fosse fácil a compreensão comunista”. Viva a liberdade! viva a democracia! abaixo a farsa do comunismo mundial da esquerda!

    • Victor Hugo

      Tentam quem?
      1 Hollywood? A CBF?
      Afinal sexo livros e jogos?
      2 quem divide as pessoas em torcidas organizadas de times adversários e ficam discutindo o campeonato e se matando por causa de um fútil jogo de futebol?
      Não são os comunistas quem incitam as pessoas a isso… Elas fazem isso sozinhas.

    • Matheus

      Perfeito Neurivan Maia!

  13. LUIS CARLOS JARDIM

    Bom, eu não acredito que o decálogo de Lenin seja verdadeiro, normalmente o cara está fazendo cagada acreditando que está fazendo uma coisa boa, construindo um mundo melhor etc.. Hitler, terroristas do ISIS e também Lenin certamente acreditavam (ou acreditam no caso dos terroristas atuais) que estão construindo um mundo melhor, então a frase acuse-os do que você faz não faz nenhum sentido, pois, pressupõe uma consciência de que se está fazendo o mal absoluto e não um mal relativo e pontual em prol de um bem maior.

    Creio que não preciso nem dizer que sou contrários aos coletivismos da foice de do martelo (seja lá qual nome queiram dar), pois, eles atentam frontalmente a liberdade e a propriedade então não vim aqui defender esse filho da puta do Lenin mas não saio por ai divulgando essa mentira do decálogo…

    • Victor Hugo

      Na verdade tudo isso é extraído de O Príncipe de Maquiavel. Aonde se aconselha O Principe a apelar para a falácia da hipicrisia junto ao povo acusando os seus opositores de fazerem as mesmas coisas erradas de que estejam acusando O Príncipe se tira essa falsa frase do Lenin. O conselho de desarmar o povo de uma nação invadida também vira essa mentira de registrar armas pra desarmar a população… Oras… A revolução russa aconteceu porque a população estava armada… Kkk

  14. Marcus

    Se o decalogo é verdadeiro ou não, pouco porta, pois ele relata exatamente o que a esquerda tem feito no Brasil nas últimas décadas

  15. Ronaldo Montecristo

    “direita irritadiça” e “extrema direita”. Imparcialidade zero, credibilidade idem.

  16. Lia

    Como bem disseram, talvez não tivessem documentado sua intenção. Mas o dissidente soviético Yuri Bezmenov, em suas palestras, relata que os métodos comunistas de infiltração são muito similares ao que apregoa o tal decálogo.

    • Glenda.

      Se eu tivesse perdido meu emprego, tb “falaria mal” do meu patrão em minhas palestras, embora de maneira cortês.

  17. Thais

    O documento pode até ser falso mas quem escreveu ele certamente tinha um bom conhecimento das táticas comunistas de manipulação… Sendo falso ou não, a gente até hoje em dia vê que ele bate com a realidade.

  18. Victor

    A grande prova que o comunismo é bom é a maravilha que são e que foram os países comunistas. Cuba e Coreia do Norte é um paraíso, os comunistas brasileiros poderiam ir todos para lá e nos deixar em paz com nosso capitalismo. Agora o escritor desde artigo vim aqui citar o papa Chico foi brincadeira, alguém que quer acabar com as religiões, fronteiras e cultura de um país pode ser gente boa? Alguém que fala uma asneira dessas só podia ser papa mesmo.

    • Comment by post author

      Otávio Pinto

      Não defendi o comunismo e nem tratei sobre “capitalismo x comunismo” nesse post, Victor. Apenas investiguei a veracidade de escritos atribuídos a Lenin.
      Discordo da sua visão quanto ao Sumo Pontífice. Francisco é, para mim (e certamente para muitas outras pessoas), um grande homem. Perdoe-me, mas a acusação de que ele visa acabar com as religiões não faz sentido.
      Obrigado pelo comentário. Abraço.

      • Victor

        Quem visa acabar com as religiões são os comunistas, disso tu sabes muito bem. Então como pode um Papa dizer que um comunista é gente boa? Se em sua excência ele quer o fim do cristianismo e todas as outras religiões para instituir o grande estado? É controverso. Tal como é controverso vermos padres e pastores afiliados a partidos comunistas.

  19. Eduardo

    As citações e frases podem não ser totalmente verdadeiras pois não há fontes confiáveis na historiografia soviética, mas fazem todo sentido ao descreverem as táticas usuais dos revolucionários disseminadas em diretórios e agremiações de esquerda. Essas frases podem não ter saído da boca de Lenin exatamente como estão mas descrevem perfeitamente o pensamento e as atitudes revolucionárias.

  20. Antonio Gomes

    Esqueceram de avisar ao PT, PMDB e todos que os apóiam, que o decálogo de Vladimir Ilicht, é falso, pois tentaram fazer o dever de casa aqui no Brasil, achando que fosse verdadeiro.
    Com certeza é algo diabólico, isso, não tenho a menor dúvida. Não devemos esquecer que Vladimir foi também um assaltante de banco, onde os recursos obtidos pelo roubo criaram-se possibilidades de sustentar a causa, disseminando-a em seguida, com a revolução. Acredito que se haverem mais pesquisas sobre a verdade dos fatos, iremos descobrir muito mais coisas, sobre Ленине.

  21. Lincoln

    Olha se o Decalago e verdadeiro ou nao realmente eu nao sei. Mas e muita coincidencia ver o podre do Maduro seguindo a risca tudo que esta escrito nele, assim como Fidel fez. Assim como Lula quer fazer no Brasil. Ja ouviram falar em Foro de Sao Paulo? Quanto ao periodo militar as mentiras e falacias estao caindo por terra. Ditadura militar? Afinal foi mesmo uma ditadura? Se foi ditadura por que Dilma, Cunha, Fhc, Serra e tantos outros nao foram fuzilados? Intervencao militar foi o que existiu primeiramente votada no Congresso e depois pedido pelo povo na Marcha da familia com Deus contra o Comunismo. Mas e sempre a mesma ladainha: vao estudar historia gritam histericos os esquerdas revolucionarios.

  22. Marc-SP

    Falso ou não, a esquerda brasileira, formada por pés de rato da pior espécie, segue à risca tais mandamentos. Para um imbecil feito o Lindberg Farias, o homem que deu aulas de história falando sobre “Pinochet na antiga China”, isto acaba se tornando uma bíblia. Acho que e´o máximo de leitura que ele suporta e pode ter certeza que é uma bíblia para ele e gente da laia dele.

  23. Luiz Figueiredo

    Como sempre, as esquerdas elegem pessoas para defenderem seus ideais. Dizer que o decálogo é falso por que não acharam o original é simplista. A verdade é que a tática da esquerda é e sempre foi essa.
    Mas se clamam por documentos que mostrem a cara das esquerdas, temos os Cadernos do Cárcere, de Á. Gramsci. Caminha seu raciocinio bem por aí.
    E um lunático esquerdista citou “estupros” por militares no Regime Militar. Kkkk Deve ter sido o intervalo para a sessão comédia.
    Agora que se fale claro. Quem é de direita não comunga seus objetivos pelos ensinamentos de Hitler. Defendem a liberdade. Que se trabalhe para construir seu sucesso. Porém, esquerdistas tem a mesma cartilha. Nessa cartilha prega-se o fim das religiões e o controle da vida do cidadão pelo Estado.
    Então, comunistas de todos os matizes, hoje vocês não tem como calar nossa voz.
    O Comunismo e o Nazismo se merecem, assim como seus seguidores cegos e encarregados.

  24. Diego

    Que absurdo. Essa lista é ainda mais “engraçada”. Não digo parte de nenhuma dessas vertentes politicas de nenhum dos lados. Porem é sempre bom se informar e também refletir sobre o que se lê por ai. Seja qual for o lado, cair e seguir mentiras ou calunias inventadas é sempre um problema.

    Mas analise bem essa lista. Ela é totalmente sem proposito. Deixa bem claro o viés conservador de quem a fez e apenas me parece uma invenção para assustar conservadores de que existe um grupo mal querendo corromper seus ideais e essa lista misteriosa é a prova disso.

    Mas vamos pensar mais a fundo. Qual seria o objetivo da maior parte desses pontos citados na lista? Por que um grupo comunista ou tanto faz o grupo iria decidir que ensinar meninas e meninos da mesma forma é uma tática? Por que ensinar crianças a serem homossexuais (coisa que não é possivel segundo toda a org psicologica) ou ensina-los a ser muito sexuais precocemente como tática de guerra? Por que pensariam que isso ajudaria em algo? Ajudar no que? Isso tudo só parece papo de conservadores colocando seus preconceitos e medos como tática do inimigo mal, não querendo que as pessoas sejam diferentes e achando que são pq um grupo mal está trabalhando. A maior parte desses pontos é muito mais medo de conservador do que faz sentido em uma tática politica.

    De todos pontos, dominar a midia parece o único plausivel para uma tática politica. O resto volta para papo conservador. “A criação de termos racistas”, vocês não tem vergonha de compartilhar isso como prova real de uma lista de tática? Racismo é algo real, todos sabem e veem acontecer diariamente. Ou pelo menos já viram acontecer e muito por ai. As pessoas sofreram por toda a história. A escravidão a maior brutalidade do mundo com uma raça e vocês acham que existe “criar termos racistas”… isso dai gritou manipular fatos contra conservadorismo europeu para convencer que estão em uma agenda de grupo mal. Por que diabos um grupo de tática comunista iria achar que instalar “termos racistas” seria tática ideal para o poder? Mas e o racismo que já existe? Foi invenção? Ninguém ia falar sobre isso a não ser o tal grupo mal que inventou que falar disso é legal? Por que não falar contra o racismo?

    Dai a lista entra em uma parte hilaria. “Derrubar a dominancia masculina, instalar na sociedade que mulheres são oprimidas e os homens opressores”… Isso é piada né? Claramente isso grita conservador querendo fingir que isso é tudo tatica do grupo mal… por que “a dominancia masculina” é algo bom “mulheres não são oprimidas”. E a vergonha na cara de compartilhar isso achando que é real e não conservadorismo MUITO antigo europeu descarado? Por QUE grupos de homens comunistas iriam querer instalar na sociedade que mulheres são falsamente oprimidas e que a dominancia masculina é um erro sendo que eles eram homens também? E mais… desde quando dominancia masculina e a opressão a mulheres é algo bom? Vão dizer que não existiu? Se não fosse por grupos comunistas as mulheres seriam então felizes sendo inferiores dominadas? Então nesse caso a indepencencia da mulher tem que ser atribuida a comunistas instalando o caos? Então as mulheres que lutaram por mais direito eram comunistas ou manipuladas? Como se elas realmente não quisessem mais direitos.
    Faz sentido nenhum essa lista ser tática de guerra politica. É pura lista fraudulenta pra justificar as “atrocidades contra o conservadorismo” como parte de um grupo mal e NEGAR que a sociedade tem seus problemas e vontades proprias, que as pessoas evoluiem e começam sim a exigir mais respeito ou melhorias de vida. Isso não é despertado só pq um grupo comunista pensou ser bom. Bom pra que? Nem faz sentido. Por que mulheres iriam aceitar ser dominada por eles depois?

    E ai entra no popular “Querem acabar com a familia”… pra que? Todo mundo tem familia. Acabar pra que? O caos? E qual a garantia de acabar com a familia como tatica de guerra pra ajuda-los? Mais uma vez usando o sacrado conservadorismo como vitima de um grupo mal pra convencer que tal grupo quer acabar com a paz. Faz sentido nenhum. Então os comunistas eram apenas solteiros malvados querendo acabar com a raça branca, a familia tradicional e a dominancia do homem branco? Quem achou essa lista ai? Aposto muito que foi um homem branco conservador que achava um absurdo mulheres quererem mais direito, homossexualismo e pessoas não brancas se misturando com eles. Dai coloca isso tudo como tatica de um grupo europeu da época.

    • Victor Hugo

      comentário perfeito… isso é mimimi cancerva

    • Luiz

      Finalmente um comentário lúcido nesse amontoado de comentáios de retardados acéfalos

    • Luiz

      So aceitam comentários que concordem com a estupidez coletiva ?Fiz um elogio a um dos poucos comentários lúcidos e imparciais que li (do Diego)e os ” soldadinhos de chumbo ” o acharam ofensivo e não o publicaram.Quanto mais mediocridade,melhor.Vamos derrubar a floresta,vamos plantar soja e milho pros burros comerem.

      • Comment by post author

        Otávio Pinto

        Luiz, apenas eu, autor, cuido do site. Não escrevo novos artigos há muito tempo, mas não deixo de moderar os comentários quando posso. Não havia visto ainda o seu. Creio que há pluralidade nesta área. Abraço e obrigado pela visita.

  25. cesar

    O que a direita não faz para queimar a esquerda.
    Felizmente possuímos a internet para desconstruir as falsas notícias.

  26. Neto

    Avisem à esquerda brasileira (PT, PSTU, PC do B, PSOL, artistas, jornalistas etc.) que esse tal “Decálogo de Lenin” é falso, pois eles estão seguindo-o na íntegra.

  27. Larissa

    Mesmo não havendo nenhum registro dessa frase nas obras do Lenin, dá para dizer que ela condensa o espírito geral das táticas defendidas por ele em muitos dos livros que ele versa sobre estratégia e ação revolucionária.

  28. Charlie

    Na verdade lembra muito o que Antonio Gramsci escreveu, uma REVOLUÇÃO sem ARMAS.

  29. Agnus Alves

    Sendo mentira ou verdade, seguidores dele seguiram o decálogo direitinho, ops! Seguiram o decálogo esquerdinho… rsrs

  30. Carlos

    Acredito que possam ser falsa, porém, a esquerda Brasileira têm se comportado exatamente assim. o que faz as pessoas acreditarem cada vez mais na mentira….

  31. Éden

    se é de Lénin ou não, isso pouco importa, mas a eficácia disso é muito comum na esquerda…

  32. Montezuma

    Estive pensando: Provavelmente, a frase não é de Lênin. Digo isso por uma questão de lógica: Lênin não seria idiota a ponto de expor publicamente algo tão letal à sua imagem e objetivos. Ele poderia até ter tais intensões sim, mas não as diria publicamente.
    Não gosto do comunismo, não sou comunista, mas gosto de saber a verdade através da busca de conhecimento, raciocinar e questionar. A favor dessa busca, deixo a sugestão:
    https://www.youtube.com/watch?v=qPUShDF7Nho
    https://www.clubedeautores.com.br/book/208748–QUIMERA

    Crítica permanente: https://www.youtube.com/channel/UCn85UW_2t66sjDgm5T7HFdg

  33. Agains the red flag

    Claro, Lênin jamais falaria isso, uma frase dele é “amai-vos uns aos outros como eu vos amei” kkk comunismo é paz, é amor, é aceitação…não sei porque tem que construir muros para que as pessoas não fujam desses paraísos.

  34. Samuel Costa

    Se é de Lênin ou não, pouco importa pois, o que vemos na prática é exatamente a esquerda no Brasil fazendo isso, ainda mais quando usam a palavra “facismo”.

    • Terry N Hansen

      A direita faz o mesmo, qualquer grupo politico que quer alcançar o poder faz uso dessa tática. O atual governo é prova disso.

  35. Mário Rodrigues Lopes

    Espere ai:
    “parece ser uma daquelas ocasiões nas quais alguém inventou uma frase de Lênin para se encaixar nas táticas do comunismo”.

    Quer dizer que a frase é falsa mas o sentido dela é totalmente coerente com a ideologia politica.

  36. Acorda

    se a frase não é de Lenin, pelo menos a esquerda a segue a risca.

    Bem, observe o que a esquerda diz sobre Bolsonaro e compare com que ele faz,
    pra esquerda Bolsonaro é:

    Ditador – um ditador que ao contrário de todos os outros quer armar a população;

    Facista – mas vem com propostas de reduzir o Estado;

    Nazista – que ao contrário quer apoiar os judeus.

    Racista – embora seja amigo de vários negros e não tem nenhuma aversão em abraçar e estar com negros;

    Bandido – que quer aumentar a penas para os criminosos.

    Bastas de fábulas de doutores tentado inventar ou reinventar teorias. Vamos abrir os olhos e ver e julgar as ações realizadas e não os delírios gritados como se fossem realidade.

    • Bolsonaro Traidor da Nação

      Reduzir o Estado? Leiloando cargo pro centrão. Votei no cara, mas é o maior esteleonatario que o Brasil já viu.

  37. Parece que até os esquerdistas acreditaram que era uma frase de Lênin e passaram a incluir a orientação em suas estratégias. É exatamente o que eles fazem.

  38. Boa noite
    O que chama mais atenção nessas frases dita ou não por LÊNIN
    De 100% das frases ditas, a esquerda implanta na sistema político
    Usa tanta palavra democracia ,não pratica,.,
    Corromper a juventude a Sexualidade
    Guerras de classe etc…. Branco vs Negros,
    Hetero vs homossexuais,Rico vs Pobre.
    Estado inchado
    Uma grande influência na mídia.

    • Carlos

      O termo “luta de classes” foi criado por Ricardo – um pensador burguês e Liberal. Na época de Marx todo pensador político de fato acreditava haver um conflito entre as classes – isso desde a Revolução Francesa, que inaugurou uma fase de várias revoluções na Europa que costumavam opor classes altas contra classes baixas. Era meio que um consenso na época e quem escreivia contra isso era considerado no mínimo um incoerente.

  39. David

    É irônico como marginais de direita, tipo Olavo de carvalho, adoram usar essa frase falsamente atribuída a Lenin. É exatamente isso que ele faz quando acusa o Foro de São Paulo de conspiração, quando ele (Olavo) faz parte de think tanks conservadores que disseminam as lorotas conservadoras mundo a fora.

  40. Carlos

    Em toda a Internet não há fontes confiáveis de citações atribuindo essa frase à Lênin – nem tampouco a Goebbels. Ela aparece como de fonte anônima. O que temos é um discurso de Goebbels proferido em defesa da Alemanha onde o pensamento aparece de forma mais refinada: “O truque mais inteligente usado na propaganda contra a Alemanha durante a guerra foi acusar a Alemanha do que nossos próprios inimigos estavam fazendo.” Mas podemos ver que é uma prática comum na política – e também no jardim de infância kkkkk

  41. Elias Sarantopoulos

    Parabéns Otávio Pinto pela pesquisa. Até quando esse discurso (imbecilizante) de perigo comunista ficará? Vocês acreditam que somos tão ignorantes a ponto de acreditar nesse discurso idiota? A democracia não pressupõe a aceitação de todas as formas de pensamento?

    • Ronaldo

      Parabéns Elias, vc reconhece algo imbecilizante. Esquerdistas não são idiotas em acreditar nesse discurso, mas, SIM, EM PRATICAR AUTOMATICAMENTE! É a “cartilha”! É a “agenda”!

      Se democracia (ou comunismo) fosse aceitar (engolir) todas as formas de “pensamento”, ela teria de aceitar a sua própria negação!
      Vc não consegue ver o que é FATO! Pois, FATOS NÃO DEPENDEM DA VONTADE HUMANA! IDEOLOGIA, SIM!!

  42. Nilson Octávio

    E as mais de 50 milhões de mortes atribuídas a Stalin, são falsas também?

  43. jpistila

    legal é que o autor só apoia os comentarios que são pro esquerda kkkk, se o blog fosse imparcial não apoiaria nenhum dos lados…

  44. Juvenal

    À parte a veracidade, ou não, da autoria, é fato que isso vem sendo seguido à risca pela esquerda no Brasil.

  45. RONALDO TEIXEIRA CARDOSO

    Nhonho demonstra seu ódio acusando o “gabinete do ódio” (ódio ou INDIGNAÇÃO?!);
    Antifas combatem fascismo de modo fascista! São apoiados para lutar pela “democracia” de modo antidemocrático;
    STF combate fake-news disseminando fake-news;
    ! Dizem q defendem o povo e a Constituição, combatendo o povo ANTICONSTITUCIONALISSIMAMENTE!!!!

  46. Daniel E. Santo

    Nesta atual conjuntura político – social, há uma “babel” de informações. A maioria tendenciosas àquilo que se defende. O fato de Vlademir IIych Ulynov (Lenin), ter escrito ou não o famigerado “decálogo”; não muda o que é feito pela corrupção capitaneada pela esquerda, mormente no Brasil. É fato que nossa sociedade foi fatiada, vilipendiada, e nossos jovens foram aliciados e jogados as favas de um aprendizado manco e ineficaz. nas escolas e universidades. Não sou extremista, meu partido é outro; ele é eterno e benigno, sigo um nome: Jesus Cristo.

  47. Paulo Mendes

    Só sabemos que o Lula demais esquerdistas seguem a cartilha a risca esse decálogo, só não vê quem é cego ou tapado de pais e mãe.

    • carlosdias

      LULA É UM LIDER CARISMÁTICO. Infelizmente foi “abduzido” pela “orda” comunista. Não melhorou sua cultura rasa. Erramos quando fomos enganados com o discurso preparado por marqueteiros. Lula é preparadíssimo para qualquer discurso, ele mesmo disse: “… a gente vai inventando e inventando, citando estatísticas…”. Um malandro que nunca administrou NAAAADA, não tinha nem um pequeno curso que ensejasse conhecimento técnico,… e o jogamos numa Presidência do BRASIL. Tornou-se a “minina dos olhos” do sistema comunista. Aprendeu muuuuito com o Fidel. … ta bom.

  48. Sergio

    A autoria do decálogo pode até ser discutível ou nem importa quem escreveu, mas o fato em si é significante, os militantes comunistas realmente agem exatamente como está escrito. Seguem-no fielmente, não dá pra não ver, salta aos olhos.

  49. Ederson Brandão da Silva

    Apesar da “boa intenção” do escritor da matéria, fica clara a insistente tentativa em desqualificar o “decálogo de Lênin”, baseado em apenas algumas fontes, ou citando outros pesquisadores sem dar o mínimo das fontes utilizadas por eles. Como em muitos comentários acredito que o que acontece na maioria dos regimes comunistas é mjuito semelhante com os preceitos do decálogo, e se fosse eu a inventar “regras revolucionárias” não as deixaria expostas ao adversário, assim é de se imaginar que existiam, porém estavam sempre ocultas, escondidas. Quanto ao posicionamento do escritor Otávio, tanto na matéria como nos comentários, como na pauta de matérias, percebe-se uma inclinação a destituir pensamentos referentes ao comunismo, com na outra matéria dizendo que o Papa não é comunista.. é no mínimo uma estranha coincidência que esteja desclassificando pensamentos anticomunistas, é típico desse tipo de atuação fingir que é neutro ou imparcial, e que só está preocupado com um surto de “teorias da conspiração” sobre o comunismo.. é do mesmo tipo de jornalista que nunca noticiou o Foro de São Paulo, e diz que quem fala sobre isso é conspirador… ETC.. ETC.. ETC.. Otávio, se sua opinião é de que comunismo não existe, Lênin e Gramsci então devem ser bons filósofos que fazem parte de sua estante imparcial.

    • Comment by post author

      Otávio Pinto

      Obrigado pelo comentário, Ederson.
      Preciso aqui expressar um truísmo: ninguém é completamente neutro.
      Pois bem, quando não se tem argumentos para atacar o mérito de um artigo, de um discurso, costuma-se, infelizmente, partir para o ataque ao autor; em caso, acusação de que eu seria “comunista”. O senhor chega ao cúmulo de usar, como suposta evidência dessa minha inclinação ideológica, um texto no qual rejeito um fantasioso comunismo do Papa Francisco. Naquele texto, inclusive, explico como os Papas, ao longo dos últimos 120 anos, também não pouparam críticas ao comunismo.
      Imperioso também atenuar sua preocupação, quiçá apaziguar tal sanha inquisitorial, e afirmar que jamais li um livro do Gramsci; Lênin, pesquisa apenas para o tema deste artigo. Essencial salientar que inexistiriam problemas em conhecer a obra desses autores; não se deve celebrar a ignorância!
      Enfim, não se preocupe, amigo; não sou comunista. Aliás, sempre bom repetir as palavras do Sumo Pontífice da Igreja à qual faço parte, o Papa Francisco: “na minha vida, conheci muitos marxistas boas pessoas; por isso, não me sinto ofendido”.
      Abraço e meus votos de saúde para você e toda sua família.

  50. carlosdias

    Acho que o COMUNISTA É UMA (DES)GRAÇA. ONDE se instalou, conseguiu destruir. Quanto às frases, sua pesquisa é pouco plausível – faltou profundidade. Mas, acredito que convenceu quem queria ser convencido. Se queria aplacar os feitos do Comunismo, achando argumentos anulatórios de orelha de livro, acho que, pra mim, a contribuição foi fraca. No entanto, creio eu, pra quem não estudou ainda sobre o Comunismo… deve ficar feliz com a tese inocentadora.

  51. Direita Raiz

    Tudo isso é cortina de fumaça para esconder os verdadeiros destruidores da cultura ocidental. Ficam falando de Lenin, Mao e Che… mas eles são revolucionários ‘bregas’ – à moda antiga. Quem a esquerda de fato segue são: Antonio Gramsci e Saul Alinsky (O demônio em pessoa) – Esse último a esquerda americana tentou esconder por décadas e décadas, mas já se sabe muito dele e hoje já se sabe que ele é o “gênio” responsável por tudo o que vivemos hoje em dia. O pai da Subversão, que planejou e deu métodos para uma revolução silenciosa e inteligente. E além disso ainda disse: “se isso aqui acontecer, eu duvido vocês provarem que está acontecendo” – Estamos vivendo exatamente isso. Quem enxerga o que está acontecendo é tachado de maluco, terraplanista, negacionista, etc… Saul Alinsky wins !!! agora é esperar o fim da civilização como conhecemos.

    • Maria

      Pelo que entendi aqui os Conservadores são farsantes, e Lênin era santo. E nós vamos acreditar em um blogueiro??!!
      “Uma mentira contada mil vezes, torna-se uma verdade.”
      Será que essa frase também é uma farsa???

      • Comment by post author

        Otávio Pinto

        Não há aqui uma hagiografia do Lênin. Enfim, não se deve acreditar no “blogueiro”, mas nos seus argumentos e fontes indicadas. Sinta-se livre para refutá-los. Abraço e obrigado pelo comentário.

  52. Leonardo Costa

    A direita sempre usando de meios sujos para queimar a esquerda. E mesmo mostrando a manipulação, a pessoa sem caráter continua espalhando isso.

  53. H. Romeu

    Não importa se foi Lênin que fez essa frase ou não, Mas que essa frase se aplica perfeitamente aos modus operandi dos canhotas, Isso é mais que FATO.

  54. Marcos

    De qualquer modo essa é a tática da esquerda.

  55. Diego

    Essa retórica falsa ajuda a justificar a sanatização dos comunistas. Aos pregadores da moral e dos bons costumes que passam pano pra essa mentira, fingindo desconsiderar as implicações dela, não passam de fariseus picaretas.

  56. RENATO LOPES FERREIRA

    Engraçado que o autor cita que o texto é falso, mas o que eu vejo é apenas termos com formas descritas de formas não exatas ao que foi descrito na versão americana que pode se justificar por questões das diferenças do idioma, mas não chega tirar o crédito da realidade da frase e mesmo que não tenha uma prova da sua veracidade, também não é encontrado nada que desminta o texto. Pelo contrário, encontramos diversas vezes que se confirmam na prática o texto descrito como um todo.
    Então, na minha conclusão, o texto é verídico!!!

  57. Darlan Eduardo Moysés

    A esquerda sempre foi uma mentira mesmo….

  58. Sandrick

    O Comunismo como sempre; avança negando sua existência. É de uma Covardia fingir esse realidade.

  59. Alecrim

    Em algum momento e em alguma ocasião, alguém criou esse manual de idéias fatídico para coibir a inteligência humana e a sabedoria. O decálogo não tão somente se tornou realidade pelo fato de existir, assim como ainda pode ser que ou não seja de Lênin ou de outra pessoa ou grupo criadores de pensamentos atordoantes de controle em Massa.

  60. Igor

    a mentalidade da esquerda e não aceitar que é controlada…. cria diversas narrativas até mesmo para acusar à direita de estar usando esse contexto citado acima contra a esquerda…. mas o fato é que a esquerda também acusa a direita esse contexto acima….. para quem tem dislexia ou déficit de atenção ou TDAH o autismo de alto grau não consegue perceber quem está argumentando de forma correta!!!!! mas é visível de interpretar e entender de quem pratica tais atos do contexto acima!!! quem percebe dá para ver que os esquerdistas coloca em prática o contexto acima!!!!!

  61. Marxelo

    O campo das ideias é assim. Frases são atribuídas as pessoas com o intuito de difamá-las, culpá-las, desqualificá-las… Quando você fala sobre frase pretensa de Lenin dizendo isso ou aquilo, você e livros não possuem a verdade se foi dito ou não, pois ficou perdido na história. Escrever num livro ou artigo que a informação é falsa ou verídica vai depender do juízo de valor do autor. Não havia vídeos e internet como hoje que imortaliza os fatos. As coisas ditas num passado remoto podem virar boatos ou podem ter sido verdadeiras e pessoas tentam abafar, pois aquilo fere a ideologia dela. É como a igreja que tentar esconder as mazelas na inquisição. É como os comunistas tentam esconder as mortes que provocaram… Lênin disse ou não que é uma tática difamar o adversário? Quem está vivo para desmentir? Qual prova há que ele disse ou não? Pesquisadores do quê afirmam isso? Quem prova que Jesus disse isso ou aquilo? A Bíblia? Livros humanísticos não provam nada. São textos baseados em juízo de valor do autor e nada mais. Se é verdade ou não, cabe as pessoas que leram acreditar ou não. Não são autoridades. Eu acho engraçado hoje a conversa sobre fake news. A pessoa grava um vídeo falando merda, e os adoradores dela falam que as acusações estão fora do contexto. Imagine, então, Lenin numa época remota sem esse recursos. Mas uma coisa é fato. A pessoa que criou a frase “acuse-os daquilo que você é” mandou bem contra qualquer hipócrita. A maioria deles escondida na esquerda mundial.

  62. Laercio

    A esquerda com mais uma narrativas tentando se livrar de um texto que lhe cabe direitinho na consciência.

  63. Davi Reis

    Isso é pra confundir agente! Não é?

  64. Adilson

    Excelente trabalho!

  65. L. C. T.

    Comunismo é uma religião que nega a Cristo , pois nega a sua própria Palavra, deixada para aquele que nEle crê. Esse motivo já me basta para não acreditar em nada que venha dessa ideologia nefasta!

Leave a Reply

Loading Facebook Comments ...
//inicio clever